Quase 700 mil brasileiros e brasileiras devem votar no exterior

Com número de eleitores 39,21% maior que 2018, brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras; Confira as orientações

Quase 700 mil brasileiros e brasileiras devem votar no exterior

É chegada a hora do Brasil voltar a ser um país sem fome, sem miséria, com emprego e com economia próspera. Cerca de 697 mil brasileiros e brasileiras que moram no exterior devem votar agora no próximo domingo, 2 de outubro, em 181 cidades estrangeiras.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores nas eleições 2022 é maior do que em 2018, com 39,21% a mais. Haverá também postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares, em 21 países.

Lisboa, em Portugal, é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.

Neste fim de semana, em Paris, na França, movimentos sociais, militantes e apoiadores à candidatura de Lula foram às ruas. Veja o vídeo abaixo:

Maioria são mulheres

As mulheres são maioria do eleitorado no exterior, representando 58,54%. A maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no exterior, com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países.

Leia mais: Saiba o que Lula e Dilma fizeram pelas mulheres brasileiras

Orientações

O Código Eleitoral estabelece um mínimo de 30 eleitores como condição para a criação de mesas de votação no exterior. As seções eleitorais funcionam nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Os residentes no exterior só podem votar para o cargo de presidente da República.

A brasileira ou o brasileiro residente em outro país pode tirar o título eleitoral por meio da plataforma Título Net, no Portal do TSE na internet.

Para poder votar nas Eleições Gerais de 2022, o pedido de alistamento eleitoral ou transferência de domicílio deveria ter sido realizado antes do dia 4 de maio, quando o cadastro de eleitores foi fechado para a preparação da votação.

Leia ainda: “Emprego para mim é obsessão”, diz Lula em entrevista nesta quarta

E-título

Não é mais necessário comparecer ao escritório da representação diplomática para retirar o novo título de eleitor. Uma vez pronto, ele pode ser visualizado por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente em lojas virtuais para os sistemas operacionais iOS e Android. O app ainda pode ser impresso no Autoatendimento do Eleitor, também disponível no Portal do TSE.

Para votar, basta que a eleitora ou o eleitor apresente um documento oficial com foto ou a versão do título de eleitor gerada pelo aplicativo e-Título com fotografia. O local de votação também é informado pela mesma ferramenta, ou pela opção “Onde votar” do Autoatendimento do Eleitor.

O primeiro e o segundo turno de votação no exterior ocorrem nas mesmas datas da eleição no Brasil, das 8h às 17h, no horário local.

Brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (a ser entregue após a eleição).

Quem mantém domicílio eleitoral no Brasil, mas estiver no exterior no dia da eleição também terá de justificar a ausência no pleito.