Reação de ACM Neto é tardia, critica deputado

Somente após o segundo deslizamentos de terra o prefeito de Salvador (BA) resolveu agir para evitar novas tragédias

¡reas de risco atingidas pela chuva em Salvador Foto: Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

Somente após novos deslizamentos de terra no último fim de semana, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM), solicitou à União cerca de R$400 milhões para a realização de obras de contenção e reestruturação das localidades afetadas. A reação é considerada tardia e uma tentativa de sair da paralisia.

“Essa reação é tardia. Foram 15 dias de perplexidade para então mostrar uma reação, e uma reação insuficiente”, critica o deputado federal Afonso Florence (PT-BA).

Para o parlamentar, o prefeito de Salvador estava “paralisado” diante da ausência de investimentos, o que aumentou os danos causados à população.

A capital soteropolitana foi palco de novos deslizamentos de terra no domingo (10) e, de acordo com a Defesa Civil, quatro pessoas morreram. No fim de abril, 14 pessoas perderam a vida da mesma forma e nada havia sido feito até a segunda tragédia acontecer.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou número recorde de ocorrências entre o dia 9 de abril e o último domingo. Foram 4.705 chamados.

Investimentos estaduais – O governo da Bahia, comandado por Rui Costa (PT), irá investir R$ 156 milhões, por meio do Programa de Contenção de Encostas em Salvador. A iniciativa beneficiará 98 localidades da capital baiana.

Segundo Florence, o governador  irá também captar recursos junto ao governo federal.  “Os recursos vão ter que vir por outros meios para suprir a ausência da prefeitura”, pontuou.

Os investimentos, em parceria com o governo federal, garantirão obras estruturantes nas regiões consideradas de alto risco de desabamentos e desmoronamentos. No dia 29 de março, aniversário de Salvador, Rui Costa entregou uma obra de contenção e assinou ordens de serviço para construção de encostas em outros bairros da cidade.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast