Reconstrução: mercado eleva projeção do PIB e prevê queda da inflação

Boletim Focus reforça movimentação positiva do mercado com decisões acertadas, por parte do governo Lula, na área econômica. Estimativa do IPCA para este ano caiu pela quarta semana, de 5,69% para 5,42%

Divulgação

Mesmo com juros nas alturas, o governo Lula colhe bons frutos na economia

O governo federal tem se empenhado para levar o Brasil novamente para o rumo do crescimento econômico e da prosperidade. Antes mesmo da conclusão da análise do Regime Fiscal Sustentável pelo Congresso Nacional e com o Banco Central mantendo a taxa básica de juros nas alturas, os índices econômicos dão sinais da correção das medidas adotadas nesses seis primeiros meses da gestão Lula.

De acordo com o Boletim Focus – uma sondagem de expectativas de agentes do mercado financeiro -, divulgado nesta segunda-feira (12/6), as projeções para a inflação de 2023 e 2024 voltaram a cair. A estimativa do IPCA para este ano, segundo os economistas consultados, caiu pela quarta semana seguida, de 5,69% para 5,42%. Para o ano que vem, a previsão recuou pela segunda vez consecutiva, de 4,12% para 4,04%.

LEIA MAIS: Faz o L! Da economia à saúde, país fecha mais uma semana com boas notícias

As previsões para o IPCA de 2025 e 2026 também recuaram, de 4,0% em ambos os casos, para 3,90% e 3,88%, respectivamente.

As expectativas dos economistas acompanham o que já vem ocorrendo com a inflação no país. O IPCA divulgado na última quarta-feira (7/6) registrou em maio, no acumulado de 12 meses, o menor índice desde outubro de 2020: 3,94%. No mês de maio, o índice fechou em 0,23%, abaixo da mediana esperada pelo mercado – 0,33%.

As projeções também continuam a melhorar para o crescimento do PIB neste ano. A expectativa, segundo os economistas, subiu de 1,68% para 1,84%. O PIB cresceu 1,9% apenas nos primeiros três meses deste ano em relação ao trimestre anterior, bem acima das expectativas projetadas.

LEIA MAIS: Efeito Lula: inflação anual desaba para 3,94%, a menor em quase três anos

A estimativa para 2024 permaneceu praticamente estável, com variação de 1,28% para 1,27%, enquanto a de 2025 subiu de 1,70% para 1,80%. Para 2026, o crescimento esperado também avançou, de 1,80% para 1,95%.

“Essas notícias, que representam um excelente movimento para o mercado, mostram que o governo está no caminho certo e que ainda há muito mais para acontecer, como a aprovação do novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e a provável redução da taxa de juros nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Isso é só o começo da retomada da credibilidade do país e do dinheiro de volta no bolso da população”, avalia Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado.

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), destaca algumas das ações na área econômica que refletem diretamente na vida da população, como a queda no preço do gás de cozinha, a redução de impostos para carros populares e a queda no valor do quilo da carne.

“Sob o comando do presidente Lula, um conjunto de ações foi tomado para diminuir a inflação, o preço dos combustíveis e aumentar a confiança dos investidores e o poder de compra do povo. O Brasil da união e da reconstrução está a todo vapor”, destaca Humberto.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast