Recursos para programas sociais estão mantidos, garante Dilma

A presidenta concedeu entrevista a rádios da Paraíba, onde entrega unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida

Brasília- DF 02-09-2015 (Foto: Lula Marques/Agência PT)

A presidenta Dilma Rousseff garantiu, em entrevista a rádios da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (4), que os programas sociais do governo federal serão mantidos, com recursos previstos no Orçamento de 2016. Dilma está na Paraíba para entregar moradias do Loteamento Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna, um dos maiores conjuntos habitacionais construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Para a presidenta, há despesas que são essenciais e não podem ser cortadas e lembrou que a maior parte do orçamento não é gasta com essas medidas, mas com despesas obrigatórias. “Por isso, a gente vive falando que tem de ter cuidado quando você fica aprovando medidas que elevem a despesa obrigatória do governo”, afirmou.

Entre os programas do governo federal que têm recursos garantidos em 2016 estão o Prouni, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, Pronaf, Fies e Bolsa Família.

A presidenta destacou, ainda, a manutenção de recursos para construção de Cisternas, Postos de saúde, Universidades do interior do Brasil e investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

“Se a gente quer um Orçamento equilibrado, se a gente quer preservar as políticas, vamos ter de tomar algumas medidas: umas são de gestão, por parte do próprio governo”, ressaltou.

Dilma ressaltou que a opção por enviar a proposta orçamentária ao Congresso Nacional com previsão de déficit se deu para “deixar claro” que o governo preferia “construir junto com a sociedade”, uma alternativa.

“No Orçamento, nós cortamos tudo o que poderia ser cortado. Nós não cortamos os programas sociais, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, o Fies, o Mais Médicos, a construção de postos de saúde, as cisternas e também os investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos”, explicou durante a entrevista.

Segundo ela, é preciso discutir novas fontes de receitas para garantir que o País não tenha retrocesso.

Questionada sobre a relação com o Congresso Nacional em meio à crise política e econômica que o país atravessa, Dilma disse que a convivência entre os Poderes está baseada na Constituição Federal, que prevê independência entre eles, mas de forma harmônica.

“Podemos divergir, mas temos que dialogar sempre e procurar consensos, isso por um motivo muito simples: pelo bem do Brasil. Independente da diferença partidária, da visão que você tenha dessa ou daquela pessoa, o que está acima de tudo é o Brasil”, acrescentou.

De acordo com a presidenta, para além das divergências, é preciso que o Congresso também tenha preocupação com a estabilidade macroeconômica, política e social do país ao aprovar ou modificar leis.

“Em uma democracia, é absolutamente natural que haja debate, que haja divergência. As pessoas têm direito de divergir, de dizer o que pensam. Agora, todo mundo tem de estar orientado por um princípio, que é o princípio da estabilidade do país”, ressaltou.

Além da entrega das unidades habitacionais em Campina Grande (PB), Dilma se reúne na capital paraibana com empresários locais e depois participa de mais uma edição do Dialoga Brasil. Ao final dos compromissos, Dilma Rousseff embarca de volta para Brasília.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast