Renan Palmeira deixa o Psol para se filiar ao PT

Ex-candidato a prefeito de João Pessoa diz que é preciso a esquerda sair da neutralidade para frear o avanço conservador no País

O Movimento Espírito Lilás é uma das organizações mais combativas pelos direitos da população LGBT em João Pessoa, na Paraíba. Seu presidente, o professor Renan Palmeira, anunciou que vai se filiar ao PT ainda nesta semana. Renan era integrante do Psol e foi, pela legenda, candidato em 2012 à prefeitura de João Pessoa.

Em nota, Renan explicou os motivos para se filiar ao PT e comentou o momento político do País. “Os governos do PT mudaram significativamente a vida de milhões de brasileiros e brasileiras. A neutralidade de setores da esquerda brasileira neste momento é um erro político que poderá nos trazer consequências irreparáveis e danos ao nosso povo”, diz.

Leia a nota na íntegra:
“No novo tempo, apesar dos perigos / Força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta / Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver…

Aos companheiros e companheiras,

Inicialmente, gostaria de agradecer a todos e todas pelas demonstrações de carinho e respeito que tenho recebido nos últimos dias pela nossa decisão de seguir em frente com os nossos ideais de lutar contra as desigualdades sociais e defender os direitos da pessoa humana. São esses princípios que me motivaram a iniciar minha militância social, ainda na adolescência, no movimento estudantil, a fundar e construir o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na Paraíba, a coordenar o Movimento do Espírito Lilás (MEL) e a ocupar o cargo de Conselheiro Estadual de Direitos Humanos pela sociedade civil, sempre comprometido com a luta social.

Aos/às que acompanham essa nossa militância na promoção da cidadania LGBT, na defesa dos Direitos Humanos, da educação e, acima de tudo, na luta pelo projeto democrático e popular, sabem que essas bandeiras foram determinantes para que, em 2012, eu aceitasse o desafio de disputar a prefeitura de João Pessoa, obtendo 5.830 votos; e, em 2014, a vaga de deputado federal pela Paraíba, em que tivemos 8.240 votos. Com isso, venho comunicar às pessoas que acompanham a nossa trajetória política que no próximo dia 18 de março de 2016, às 10h, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), estarei me filiando ao Partido dos Trabalhadores (PT).

A nossa disposição de ingressar no PT é uma decisão coletiva e que nos aproxima dos nossos ideais e das bases sociais que sempre acompanharam a nossa trajetória política. Esse sentimento é o que nos move a esta na luta por justiça social e por direitos. Estamos vivendo tempos difíceis, com um visível crescimento do fascismo no Brasil. A conjuntura política nos exigem coragem para enfrentar a opressão, as desigualdades e as injustiças que as forças conservadoras e reacionárias estão promovendo no País.

É notório que a direita está implementando um golpe ao Estado Democrático de Direito que vão desde o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, democraticamente eleita pelo povo; a judicialização do ex-presidente Lula; a intensa campanha de criminalização do PT e das forças de esquerda pela grande mídia, o que representa um ataque ao regime democrático em que vivemos na atualidade.

A direita está cada vez mais conservadora, assumindo um discurso de ódio, golpista, em certos momentos neofascista. Por isso, o projeto democrático e popular representado pelo PT, apesar das suas contradições ao longo dos anos, ainda é o espaço estratégico de resistência a essa onda conservadora que vivemos, até porque entendemos que, ao longo dos últimos 12 anos, os governos do PT mudaram significativamente a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

Assim, decidimos nos filiar ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, porque entendemos que a neutralidade de setores da esquerda brasileira neste momento é um erro político que poderá nos trazer consequências irreparáveis e danos ao nosso povo, não iremos nos silenciar diante da tentativa de ruptura do nosso regime democrático.

Estamos e continuamos na luta e nas ruas pela nossa Pátria Brasil! Golpe nunca mais!

João Pessoa, 15 de março de 2016.
Professor Renan Palmeira”

Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast