Respeita a Janja: Nota das Mulheres do PT

Secretaria Nacional de Mulheres do PT repudia fala machista contra a futura primeira-dama

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT repudia a fala machista da jornalista Eliane Catanhêde em relação à futura primeira-dama do país. Em primeiro lugar, defendemos o direito de a mulher ocupar espaço na política, independente de quem seja e do lugar que ela ocupe. Atuamos diuturnamente pela composição de uma esfera pública saudável e democrática, em que todas as pessoas possam ocupar espaço sem sofrer nenhum tipo de violência. E, no caso das mulheres,  a bandeira do enfrentamento à violência política de gênero tem sido uma das principais frentes de batalha que as mulheres do PT vem atuando no último período.

Em segundo lugar, queremos chamar atenção para a reflexão sobre a concepção do “primeiro-damismo” na cultura da política brasileira. Trata-se da expressão político-institucional de impor às mulheres o tipo de papel que elas devem ocupar em determinado lugar da sociedade. Respeitamos todas as primeiras-damas que já ocuparam seu espaço da forma como gostariam de fazê-lo. Entendemos que, em uma sociedade democrática, as mulheres lutam e conquistam as oportunidades de ocupar os espaços e elas decidem se querem ou não; e, caso queiram, elas decidem a forma como querem ocupar.

Historicamente, vivemos em uma sociedade patriarcal, construída pela ótica machista e a “expectativa” de comportamento, sobretudo das mulheres, segue a mesma lógica. Precisamos nos unir para que essa concepção seja desnaturalizada e que os valores democráticos sejam a régua da atuação institucional, principalmente do governo. Estamos diante da reconstrução de um novo Brasil, de ressurgimento dos valores e princípios democráticos, da igualdade de vozes e de direitos. E o papel da mulher, não só ao lado do presidente, mas em todos os espaços de liderança, faz parte desse Brasil do Futuro que ousamos sonhar e vamos construir com as mulheres brasileiras em todos os cantos do país.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast