Revista Focus: Lula livre para liderar a reconstrução do país

A nova edição da revista Focus, da Fundação Perseu Abramo, já está disponível no site da instituição destacando a anulação das condenações contra o presidente confirmada pela STF na quinta-feira, 15

Site do PT

Revista Focus

A edição desta semana da revista Focus, disponível neste link, traz na capa texto sobre a anulação das condenações contra o ex- presidente Lula confirmada pelo SFT cinco anos depois da perseguição movida pela Lava Jato. Por 8 votos a 3, ministros da Suprema Corte reafirmam o óbvio: o ex-juiz federal jamais teve competência para julgar Lula. E foi parcial.. Preso por 580 dias, agora inocentado, o maior líder político do Brasil reinicia a luta para recolocar o país no rumo do desenvolvimento.

Também nesta edição, a cobertura de uma entrevista à rádio CBN de Fortaleza, na qual Lula diz que luta por Justiça. “A minha briga é com o meu caso específico. Se alguém roubou, que seja preso”, afirma.

Em seu artigo, o presidente da Fundação Perseu Abramo e ex-ministro Aloizio Mercadante afirma que está otimista em relação ao horizonte. Acredita que a volta de Lula ao jogo político pode rearrumar o país e tirar a nação do atoleiro em que se encontra por conta da agenda regressiva do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda na pauta econômica, o artigo “A nova política econômica de Biden para os EUA”, do ex-ministro do Planejamento e da Fazenda nos governos Dilma Rousseff (2011-2016) Nelson Barbosa afirma que Biden foi “comedido” no programa de emprego porque foi ousado no programa de resgate: os US$ 1,9 tri terão impacto maior em 2021 e 2022. Se proposta de investimentos massivos do governo, que chegam a US$ 2,3 trilhões, tiver sucesso, e for aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, a Casa Branca vai por fim ao festival do planejamento tributário. E os ricos vão pagar mais.

Estes e outros assuntos estão disponíveis em análises da revista Focus.

Da FPA