Revogação do uso das Forças Armadas demonstra fraqueza de Temer

Segundo parlamentares do PT, o golpista admitiu para o país que não sabe governar ao infringir a constituição convocando Forças Armadas em Brasília

Lula Marques/Agência PT

Temer demonstra ao país que não tem condições de governar

Parlamentares do PT e da oposição avaliam que governo do golpista Michel Temer demonstrou para todo o país que estava errado ao convocar Forças Armadas e que não tem mais força para comandar o País.

O Partido dos Trabalhadores, junto da oposição, impetrou um mandado de segurança na noite de quarta-feira (24), contra o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), assinado por Michel Temer, autorizando o uso das Forças Armadas em Brasília.

Na mesma noite, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) reconheceu em nota que não houve conhecimento prévio ou anuência do Governo de Brasília. O fato confirma o descumprimento da Lei Complementar nº 97/99 (artigo 15, parágrafos 2º e 3º).

Na manhã desta quinta (25), o golpista Temer revogou o decreto, mas a ministra Carmem Lúcia já havia despachado o mandado de segurança. Em reunião com os parlamentares da oposição na mesma manhã, ela demonstrou preocupação com a situação e deixou claro que o Judiciário caberá cumprir seu papel quando provocado.

Segundo a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), “se a situação não se resolvesse por reconhecimento do erro, teria que se resolver por mandado de segurança, com reconhecimento da inconstitucionalidade desse GLO, feito sem pedido do governador”.

“Foi muito bom que revogaram e mostraram para a nação que cometeram um grande erro, um grande equívoco. Não podemos permitir que esse precedente fique aí”, disse a senadora.

Parlamentares após reunião no STF

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), líder do PT na Câmara, também criticou a iniciativa do golpista. “O governo, se baseando em um pedido do presidente da câmara que solicitou a Força Nacional, e não as Forças Armadas, não comunica sequer ao governador do Distrito Federal, que deveria ter partido dele a solicitação desse decreto de GLO, e agora revoga”.

“É um governo que não tem condições de governar. Nós achamos que tem que ser interrompido o mais rápido possível. Os partidos que o apoiam devem retirar esse apoio”, avaliou o deputado.

O deputado ainda relembrou que a manifestação desta quarta “foi muito pacífica, houve infiltração de alguns grupos, mas houve violência jamais vista por parte da polícia militar, que acabou conturbando a manifestação”.

O Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) ressaltou que “há um sentimento generalizado nas conversas com os parlamentares de que esse governo acaboU”. Porém, ele destacou que “tem uma turma no Senado, comandada pelo Jucá, que quer passar a ideia de estabilidade no país, atropelando a reforma trabalhista”.

“Não vamos aceitar um governo desmoralizado como esse, tendo à frente Romero Juca, querendo jogar todo o peso nas costas da classe trabalhadora”.

Farias ainda afirmou que não irá “dar o ar de que estamos em situação de normalidade democrática”. “A reação que teve na Câmara e no Senado é uma resposta a isso, não podemos aceitar que esse governo desmoralizado queira rasgar o regimento e aprovar projetos draconianos como esse da reforma trabalhista”.

Confira a íntegra da coletiva dos parlamentares do PT após reunião com Carmen Lúcia:

MANDADO DE SEGURANÇASenador@s da oposição acabam de sair de uma reunião com a presidente do STF, Carmem Lúcia, na qual discutiram o decreto inconstitucional – agora revogado -, assinado por Temer, que autorizou o uso das Forças Armadas contra manifestantes. Assista:

Publicado por PT no Senado em Quinta, 25 de maio de 2017

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast