Rogério Carvalho quer resgatar Sergipe como “polo do emprego”

Candidato a governador pelo PT, senador lembra que durante os governos petistas Sergipe se destacou em todo o país na criação de vagas de trabalho

Ricardo Stuckert

Rogério Carvalho, candidato a governador pelo PT em Sergipe. Foto: Ricardo Stuckert

O candidato a governador de Sergipe pelo Time de Lula, Rogério Carvalho (PT), atual senador pelo partido, prioriza em sua campanha o resgate do Estado à sua antiga condição de um dos maiores polos geradores de empregos do país. Ele destaca que isso ocorreu, principalmente, durante os governos de Lula na Presidência da República e de Marcelo Déda no governo estadual.

“Com o desmonte da Petrobras promovido por Bolsonaro, Sergipe está perdendo quase R$ 40 bilhões em royalties”, alertou Rogério durante debate eleitoral. “Quero ser governador porque amo Sergipe e quero tirar nosso Estado do atraso e da paralisia. Vamos acabar com a fome e a miséria e gerar emprego e renda”, emendou.

De acordo com dados da campanha, com o governo Bolsonaro, Sergipe vivencia uma escalada de pobreza e de fome. Hoje, são mais de 350 mil famílias em situação de vulnerabilidade por insuficiência de renda. A economia do Estado opera com capacidade ociosa e a taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano ficou em 14,9%, a terceira maior do Brasil. A subutilização da mão de obra acelerou de forma dramática, atingindo um patamar de 38,6% em 2022, ante 25,3% em 2015, um percentual superior à média nacional de 23,2% e da região Nordeste de 35,7%.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Rogério/Gama

Para superar esse grave quadro econômico e social, Rogério Carvalho aposta em soluções como o desenvolvimento local em bases sustentáveis conforme as peculiaridades de cada região do Estado, de acordo com o plano de governo apresentado pela campanha.

Além de um olhar especial para o setor do petróleo e gás, Rogério Carvalho propõe um foco na produção agrícola tanto do pequeno quanto do grande produtor sergipano. “O Banese (Banco do Estado de Sergipe) precisa ser um banco de fomento para os micro e pequenos empresários. Temos que levar agroindústria e levar crédito rural para as cidades do interior. Precisamos valorizar as vocações produtivas de cada região e mobilizar a economia. Precisamos ampliar a capacidade produtiva e gerar emprego e renda ao final dos 4 anos de governo”, argumenta.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram por Sergipe

Apesar de priorizar a geração de riqueza e como resultado colocar dinheiro no bolso das pessoas, Rogério também manifesta preocupação com o saneamento básico. “Ainda temos pessoas que não têm água em casa”, enfatiza.

Ao lado de Rogério Carvalho, que encabeça a chapa majoritária do Time de Lula em Sergipe, está Sérgio Gama (MDB) como candidato a vice-governador e Valadares Filho que disputa o Senado.

LEIA MAIS: Rogério Carvalho é o nome de Lula para governar Sergipe

Nesta reta final de campanha, Rogério Carvalho fez, nesta sexta-feira (23), um chamado em suas redes sociais aos eleitores e eleitoras de Sergipe: “Faltam 9 dias para o povo fazer o Brasil Feliz de Novo e botar Sergipe pra Frente! Faltam 9 dias para votar 13!”

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado de Sergipe:

TIME DO LULA EM SERGIPE

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast