Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em Sergipe

Candidato a governador, Rogério Carvalho (PT) lidera chapa majoritária no Estado, que tem ainda Sérgio Gama (MDB) vice e Valadares Filho (PSB) senador

Ricardo Stuckert

Lula com Rogério Carvalho e Valadares Filho em Sergipe

Os 1,4 milhão de eleitores de Sergipe têm a oportunidade nestas eleições de retomar o caminho do crescimento com inclusão social que vinha sendo trilhado até o final de 2013, mas acabou sendo interrompido pela morte do então governador Marcelo Déda (PT). Para resgatar esse legado e dar continuidade àquele trabalho, o Time do Lula conta com Rogério Carvalho, candidato a governador pelo PT, que tem ao seu lado Sérgio Gama (MDB), candidato a vice, e Valadares Filho (PSB), candidato a senador.

Sergipe ocupa o menor território do país, mas nem por isso deixa de se destacar: é o segundo maior produtor de côco, sexto maior produtor de laranja e suco de laranja, um dos principais produtores de cana-de-açúcar (que gera açúcar e etanol) e o quinto maior produtor de petróleo do país, sendo detentor de uma das principais reservas de petróleo do país.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

Médico sanitarista especializado em Prevenção e em Gestão Hospitalar, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, e professor universitário, Rogério Carvalho ingressou na vida pública como secretário municipal de Saúde de Aracaju (2001-2006) e secretário estadual de Saúde de Sergipe (2007-2010), ambas nos governos de Marcelo Déda como prefeito da capital e governador de Estado.

Rogério foi responsável pela implantação do Samu em Aracaju e, depois, em Sergipe. Criou 102 clínicas de saúde da família, 8 hospitais regionais, 15 unidades intermediárias de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas, CAPS e Farmácias Populares. Conseguiu para Sergipe R$ 90 milhões de recursos federais para o setor por ano, de forma permanente.

Em 2010, se tornou o deputado federal mais bem votado da história de Sergipe. Eleito senador em 2018, Rogério Carvalho foi líder do PT no Senado e integra a Mesa Diretora como Terceiro-Secretário. É autor da lei que garante direitos a pessoas com visão monocular e do projeto de lei que cria um sistema de estabilização de preços dos combustíveis, aprovado no Senado no início do ano e engavetada na Câmara pelo bolsonarismo.

A prioridade de Rogério Carvalho à frente do governo sergipano será combater a fome e a miséria e dar assistência às cerca de 352 mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade por insuficiência de renda, além de enfrentar a taxa de desemprego de 14,9%, a terceira maior do Brasil.

LEIA MAIS: Rogério Carvalho é o nome de Lula para governar Sergipe

Ao seu lado nas eleições está Sérgio Gama, candidato a vice-governador. Jovem empresário de destaque em Sergipe, com presença em todo o Nordeste, Sérgio é filho de João Gama, ex-prefeito de Aracaju, e da desembargadora Maria Aparecida Gama. Tem forte liderança entre a juventude e nos setores empresariais do Estado.

Completa a chapa majoritária Valadares Filho, que já representou o Estado por três mandatos como deputado federal. Ele também tem a política no sangue: seu pai, Antonio Carlos Valadares, foi governador do Estado (1987-1990) e senador por três mandatos.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

Cinco candidaturas do PT, sendo duas mulheres, disputam as 8 vagas do Estado na Câmara dos Deputados, enquanto as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa são disputadas por 12 candidatos e 4 candidatas do partido a deputado e deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado de Sergipe:

TIME DO LULA EM SERGIPE