Elas por Elas

RS | Vitória: Vereadora Estela Balardin não terá mais o mandato suspenso

O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul-RS rejeitou o pedido da Comissão de Ética que pedia suspensão do mandato da parlamentar por 30 dias. Foram 12 votos a 8.

Nesta manhã de quinta-feira,  o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi marcado por muita tensão. A votação rejeitou o pedido da Comissão de Ética que pedia a suspensão por 30 dias do mandato da vereadora do PT, Estela Balardin. Foram 12 votos contrários ao parecer e 8 favoráveis à aplicação da penalidade.

“Quando uma petista ocupa um espaço político, ela trava uma batalha contra um sistema que vai a todo momento dizer que ali não é lugar de mulher, tampouco de uma que defende justiça social. Lutar contra o fascismo e a violência política de gênero é uma tarefa dura e árdua. E cada conquista deve ser comemorada como um passo na direção de um mundo mais justo. Tenho muito orgulho de construir um partido ao lado de mulheres como ela”, afirma Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.  

O caso envolveu um vereador que, após discussão com a vereadora Estela Balardin, atuou para cassar o mandato da parlamentar por trinta dias, no sentido de silenciar o direito da parlamentar se manifestar na tribuna. Durante o transcorrer do processo, a vereadora petista foi brutalmente atacada nas redes sociais.

Não é a primeira vez que uma parlamentar petista é ameaçada em Caxias do Sul. No começo do ano, Balardin e Denise Pessoa, também vereadora do PT, foram ameaçadas nas redes sociais, com cunho de grande risco às suas vidas e misoginia clara, envolvendo uso de armas de fogo.

Durante a votação de hoje, antes do resultado final, a vereadora Estela se emocionou e destacou que a possível suspensão não implicaria em uma derrota:

— Trinta dias não são nada para quem luta a vida toda.

Com o resultado, Estela saiu do plenário bastante emocionada e abraçada pelo advogado de defesa. Do lado de fora, dezenas de pessoas, entre assessores e apoiadores da petista, recepcionaram a parlamentar, que foi bastante aplaudida.

Da Redação, Elas Por Elas. Com informações do Portal GauchaZH

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast