Nota de solidariedade às vereadoras petistas Denise Pessôa e Estela Balardin

Discurso de ódio é crime!

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT vem por meio desta nota se solidarizar com as companheiras, vereadoras de Caxias do Sul (RS), Denise Pessôa e Estela Balardin, ameaças de morte pelas redes sociais após seu posicionamento contra o porte de armas nas dependências da Câmara de Vereadores da cidade.

Há alguns dias a vereadora Denise Pessôa notificou o presidente da Câmara de Vereadores sobre o porte de arma por parte de um vereador, nas dependências da casa de leis, o que é proibido regimentalmente. A atitude foi pontuada pelo presidente e o vereador em questão abandonou o porte do armamento, mas apresentou PL tornando regimental o porte dentro do espaço, salvo o espaço do plenário.

Após o pedido de Denise, ela e a vereadora Estela Balardin passaram a ser ameaçadas nas redes sociais, com cunho de grande risco às suas vidas e misoginia clara, uma vez que um dos comentários pede que o vereador use a arma para matar as duas vereadoras do PT.

A ameaça e as violências dos demais comentários não se estendem aos três vereadores que o partido possui na cidade, apenas às mulheres e isso é muito grave. Mais uma vez o machismo dá as caras, disfarçando de opinião política o que na verdade é discurso de ódio, e por assim ser, é crime.

Há poucas semanas a vereadora Estela Balardin já havia sido vítima de preconceito de gênero por outro vereador da casa de leis que afirmou em sessão ordinária, não responder à parlamentar porque ela ainda “nem saiu das fraldas”. Mais uma demonstração de como os vereadores de Caxias do Sul não respeitam mulheres feministas e de esquerda que ocupam espaços de decisão, rompendo com o histórico machista destes lugares.

Nós, mulheres petistas, não permitiremos que as mulheres brasileiras que ocupam espaços de poder e decisão, e as que não os ocupam também, sejam ameaçadas e ofendidas de tal forma apenas por serem mulheres e enfrentarem os horrores de um dos países que mais mata e agride mulheres no mundo.

Total solidariedade às companheiras que desempenham um papel tão importante na construção de um futuro mais justo e igual para as mulheres e ajudam a sustentar os pilares da democracia política e social no Brasil desde as pequenas cidades.

Sigamos atentas a qualquer tipo de violência política contra as mulheres parlamentares de todo o Brasil. A ameaça e a violência sofrida por uma é sofrida por todas e por isso seguimos fortes, sendo amparo, resistência e cuidado umas das outras.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Confira a íntegra da Nota de Solidariedade do PT RS.

Íntegra da Nota de Solidariedade do PT RS.