Salvador: PT lança candidatura de Major Denice nesta quarta

Ato virtual terá transmissão direta de uma comunidade da capital baiana e contará com a participação de lideranças nacionais do partido

Divulgação

Governador Rui Costa (BA) e Major Denice

A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), que vai oficializar a candidatura da Major Denice, tem um novo horário nesta quarta-feira (16). Anteriormente marcado para às 09h da manhã, agora será realizado às 12h30, direto de uma comunidade de Salvador. O evento contará com transmissão ao vivo para a militância petista, por meio do aplicativo zoom e para o público geral pelo YouTube, nos canais da candidata e na TV PT, além do Facebook do PT Salvador e do PT Bahia.

O ato, que dará partida à disputa pelo Executivo soteropolitano, será realizado em um ponto emblemático da capital baiana. Transmitida direto de uma comunidade da cidade, a Convenção Municipal do PT vai contar com a presença de Major Denice e de lideranças nacionais, estaduais e municipais da legenda, como a presidenta Gleisi Hoffmann, o governador da Bahia, Rui Costa, o senador Jaques Wagner e os presidentes do PT da Bahia e do PT de Salvador, Éden Valadares e Ademário Costa, além de participações do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inversão de prioridades

A escolha do local para o lançamento da candidatura da Major Denice segue o caminho de inversão de prioridades, defendida pela postulante petista durante a pré-candidatura até aqui. “Isso reflete a origem dessa campanha, que será um projeto que começa nas comunidades, de forma democrática e participativa. Essa será uma convenção que mostra a representatividade dos seus candidatos, não só da majoritária, mas também da bancada de candidatos para Câmara de Vereadores. Nossa convenção será uma festa da diversidade, que acontecerá em toda a cidade”, afirma a Major Denice.

O evento também é resultado do debate e organização do partido para as eleições em Salvador. Depois do lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP), diversas encontros virtuais – entre formações, reuniões setoriais e plenárias territoriais – foram promovidos para garantir a construção de um projeto para ser apresentado a Salvador durante as eleições 2020. O movimento ‘Salvador, Mãe de Todos’, divulgado por meio de uma plataforma digital colaborativa, também protagonizou o processo de escuta da população da capital baiana na pré-campanha do PT à Prefeitura.

O presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, lembra que nesse ano a disputa eleitoral tem características diferentes, devido à pandemia, sem as tradicionais mobilizações de rua e aglomerações da militância. “Essa é a essência do Partido dos Trabalhadores: nasce do povo e é para o povo. E a nossa chapa representa exatamente isso: nasce do chão das nossas comunidades, de uma mulher negra, que traz com ela uma proposta de bancada de vereadores plural para uma cidade plural”, afirma o dirigente. “Por isso estamos convocando todas e todos os militantes, que coloque sua estrela no peito com muito orgulho, pegue sua bandeira e sua camisa de luta e junte-se a nós para mostrarmos à cidade o nosso projeto de governo, voltado para todos e todas e não apenas para uma parte da sociedade”, conclamou Ademário Costa.

Transformar Salvador

Militante antiga do PT, Major Denice se filiou ao partido em março deste ano. Para se candidatar à prefeitura e continuar colocando em prática as políticas de transformação social da sigla já reconhecidas em todo o país, precisou se afastar da Policia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) e da Ronda Maria da Penha, patrulha especializada no combate a violência doméstica contra a mulher.

“Eu queria transformar a Polícia Militar. Agora me direciono, me encaminho para estar nesse lugar de candidata à Prefeitura de Salvador. Na minha cabeça é continuar com o meu projeto, continuar com o meu sonho de vida, minha escolha. É pra transformar essa cidade”, disse a pré-candidata, que ainda reforça o desejo de igualdade para Salvador. “A minha ideia hoje, mais que meu sonho, é transformar a história dessa cidade. Durante todo o tempo fomos nos amontoando em casas, lajes e telhados. Esta cidade foi, sim, nos empurrando para a desigualdade. Em algum momento, disseram para a gente que a gente tinha que se acostumar com isso”, afirma.

Trajetória

Nascida e criada no bairro do São Gonçalo do Retiro, Denice Santiago Santos do Rosário, 49, é psicóloga (Faculdade da Cidade do Salvador), pós-graduada em Gestão de Direitos Humanos e Segurança Pública (Universidade do Estado da Bahia – UNEB), possui o título de mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS – Universidade Federal da Bahia – UFBA) e é doutoranda no Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM – UFBA). É idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, patrulha da Policia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) que salvou a vida de 6 mil mulheres violentadas.

Soteropolitana e mãe de um adolescente de 19 anos, Major Denice ganhou títulos de Maria Felipa da Contemporaneidade, pela Associação Maria Felipa (2013); Mulheres Guerreiras, pela Câmara de Vereadores de Salvador (2011); Mulheres Negras – Edialeda Salgado, pela Secretaria Municipal de Reparação (2011); e Maria Bonita, pela Secretaria de Políticas para Mulheres (2011). Ganhou ainda a Comenda Dois de Julho, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba, 2018); Comenda Maria Quitéria, pela Câmara Municipal de Salvador (2018), entre outros.

Foi a primeira vencedora do Prêmio Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2017); recebeu o Diploma Muller Cidadã Bertha Lutz, pelo Senado Federal (2017); a Medalha do Mérito Policial Militar (Bahia e Sergipe); a Medalha do Mérito Militar Brigadeiro Falcão (Maranhão, 2017); a Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia; além do Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas, pela Revista Cláudia, da Editora Abril; e o Shopping Barra Mulher (Salvador, 2017).

Serviço:
Convenção Municipal do PT de Salvador
Coletiva de Imprensa com a Major Denice
Quando: Quarta-feira, a partir das 12h3
Onde: Zoom, Redes sociais do PT e da Major Denice

Assessoria de Comunicação/PT Salvador-BA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast