Tatto propõe Frente Ampla de Cultura para fomentar produção

Pré-candidato do PT à prefeitura paulistana, Jilmar Tatto, afirmou também que irá “articular o potencial cultural de cada região de São Paulo e incentivar a economia criativa”

Reprodução

Jilmar Tatto durante live com os atores Sérgio Mamberti e Tadeu di Prieto, Laércio Ribeiro, presidente do PT São Paulo, e Alessandro Azevedo, coordenador do setorial de Cultura.

Os atores Sérgio Mamberti, Tadeu Di Pietro, o pré-candidato a prefeito da cidade de São Paulo Jilmar Tatto, o coordenador do setorial da cultura Alessandro Azevedo e o presidente do diretório municipal do PT, Laércio Ribeiro participaram nesta segunda (6) de live no Facebook do PT São Paulo sobre cultura em tempos de pandemia e as medidas emergenciais.

Durante a Live, Sergio Mamberti lembrou a importância do PT na elaboração de políticas públicas na área da cultura. “O primeiro programa de cultura feito para a campanha do Lula em 94 foi inspirador, inclusive para o projeto de cultura em 2002, sobre a liderança do ministro Gilberto Gil, que revolucionou a questão da cultura de forma extraordinária”, aponta Mamberti.

Lei Aldir Blanc

O ator falou sobre a importância da aprovação da lei Aldir Blanc, de autoria da deputada Benedita da Silva, que destina verbas imobilizadas há dois anos pelo governo federal no Fundo Nacional de Cultura aos profissionais da cultura.

“A lei Aldir Blanc foi aprovada em função da pandemia, mas o setor cultural tem sofrido muito desde o golpe”, aponta o ator Tadeu Di Pietro ressaltando a necessidade de perenização deste recurso para atender o quanto antes os profissionais das diversas áreas da cultura.

Frente Ampla de Cultura

Sobre a questão cultural na cidade de São Paulo, o pré-candidato do PT à prefeitura, Jilmar Tatto destaca a necessidade de criação de uma “Frente Ampla de Cultura” a fim de fomentar a produção cultural.

“A cidade de São Paulo tem uma produção cultural fantástica. Em cada bairro desta cidade há produções culturais de todos os tipos. Por que não articular o potencial que temos nessa área para incentivar a economia criativa e solidária”, afirma Jilmar Tatto.

“Na pandemia e na pós pandemia (Covid-19), o mundo, o Brasil e a cidade vão ficar mais desiguais, vamos ter que se reinventar e ter uma política revolucionária”, destaca o pré-candidato.

Mamberti lembrou também que “Investimento na cultura é investimento na segurança, quanto maior o investimento cultural, menor o índice de violência”, afirma Mamberti.

O coordenador do setorial de cultura Alessandro Azevedo e o presidente do diretório municipal Laércio Ribeiro, antes de finalizar a transmissão ao vivo lembraram de projetos de lei no estado e no município de parlamentares petistas que estão em tramitação e também visam beneficiar profissionais da cultura.

Confira a Live na íntegra:

Jilmar Tatto: “Vamos articular o potencial cultural de cada região de São Paulo e incentivar a economia criativa”

Da Redação, com Diane Costa/PT São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast