Secretaria de Movimentos Populares reúne setoriais para debater formação política

O objetivo do encontro foi tratar coletivamente com os setoriais da agenda de formação política implementada pelo partido.

Arquivo pessoal

Vera Lúcia, secretária nacional de Movimentos Populares/PT

A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT realizou nesta quinta-feira (2) uma atividade virtual com representantes e membros de setoriais de todo o Brasil para discutir formação política.

Participaram da reunião a secretária de Formação Política do PT e deputada federal Maria do Rosário, o diretor da Escola Nacional de Formação, ex-ministro Gilberto Carvalho. O objetivo do encontro foi debater coletivamente com os setoriais do partido a agenda de formação política que tem sido elaborada e conduzida pela Secretaria Nacional de Formação a Escola Nacional.

Maria do Rosário durante videoconferência da SNMP/PT

Um dos temas abordados foi justamente a Jornada Nacional de Formação – Ideias para vencer, uma extensa agenda de cursos e debates virtuais que acontecerão durante a pandemia, feita em parceria com as Secretarias de Assuntos Institucionais, Organização e Comunicação, além da Fundação Perseu Abramo, que tem como finalidade garantir o preparo de coordenadores e coordenadoras das campanhas eleitorais, além de ajudar a elaborar os programas de governo.

“Durante todo esse processo que vivemos nos últimos anos no Brasil, aprendemos uma coisa importante: independente de governos, o partido a ferramenta virtual é a que fica”, disse Maria do Rosário. “É preciso pensar o processo de formação política também como um processo pedagógico. Além de conhecer nossa história e compreender o que nos diferencia como um partido da classe trabalhadora, nosso objetivo é também construir uma pedagogia de formação política para o PT”.

Gilberto Carvalho ponderou sobre a relevância estratégica da formação. “Fui secretário de formação entre 1989 e 1995, e sei que em algum momento na história o partido começou a deixar a política de formação em segundo plano. Precisamos corrigir este erro e estabelecer a formação política como parte fundamental da estratégia política de atuação partidária”.

Gilberto Carvalho, diretor da ENFPT, durante reunião virtual da SNMPT

A secretária de Movimentos Populares, Vera Lúcia Barbosa, celebrou a realização da atividade. “Todo processo de formação no PT precisa necessariamente estar vinculado às vivências, aos saberes populares e à atuação dos movimentos que elaboram e organizam a luta social na ponta. Sem dúvida foi um momento muito importante termos construído esse encontro hoje”.

Dentre os encaminhamentos da reunião, decidiu-se por estabelecer um processo de diálogo diretamente com os movimentos no sentido de pensar conjuntamente o próprio processo pedagógico do processo de formação, e o programa político a partir do qual tem atuado em sua realidade.

Para mais informações sobre a Jornada Nacional de Formação do PT, é possível encontrar no site www.enfpt.org.pt.

Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais