Secretarias do PT debatem 120 dias das gestões de Bolsonaro e Doria

As secretarias Nacional e Estadual de Combate ao Racismo (São Paulo) promoveram um evento para avaliar os retrocessos dos governos de direita para população negra

Allan Cunha

Encontro realizado neste sábado debateu os 120 dias dos governos de Bolsonaro e Doria

As secretarias Estadual e Nacional de Combate ao Racismo do PT fizeram o balanço dos 120 dias das gestões de Jair Bolsonaro (PSL) e João Doria (PSDB) neste sábado (27) em encontro no Diretório Nacional do partido em São Paulo. A iniciativa também se propôs a analisar os retrocessos impostos pelos governos federal e estadual, que afetam principalmente a população negra.

No âmbito federal, as discussões foram centradas na reforma da Previdência de Bolsonaro e no pacote “anticrime” de seu ministro Sérgio Moro. Na esfera estadual, o foco foi o Comitê de Combate a Tortura, que teve a criação vetada por João Doria e o pacote de privatizações que o governo de São Paulo está tentando aprovar.

Frente a todos esses retrocessos, a luta por Lula Livre se faz cada dia mais necessária. É o que ressalta Tiago Soares, secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT de São Paulo, que esteve presente no encontro.

Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro presidente que, de fato, proporcionou uma reparação frente à escravatura. Lula colocou milhares de jovens nas universidades – em sua maioria negros. Criou programas de acesso a renda e moradia, que são universais, mas afetam diretamente a população negra. O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravatura e apenas 13 anos de governos petistas não foram suficientes para reparar isso. Mas Lula é esperança. Lutar por Lula livre é lutar por dias melhores – afirma Tiago Soares

Como encaminhamentos, além de endossar a campanha pela liberdade de Lula, também foi decidida a criação de um núcleo de combate ao racismo na bancada de deputados estaduais do PT de São Paulo. “Como deliberação, criamos um núcleo para criação de políticas de promoção da igualdade racial. Já havia um núcleo voltado para as mulheres e agora estamos implementando um voltado para a população negra”, comunica Soares.

O encontro  também contou com a presença do secretário Nacional de Combate ao Racismo, Marvs Chagas; do deputado estadual Teonilio Barba (PT-SP); da secretária Nacional de Mulheres da Central Única de Trabalhadores (CUT), Juneia Batista; do ex-presidente da CUT, José Lopez Feijóo e da advogada Sheila de Carvalho da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast