Secretarias setoriais fazem ato de filiação online dia 19 de março

A ação acontecerá às 20 horas e será transmitida ao vivo pelas redes oficiais do partido.

As secretarias setoriais do Partido dos Trabalhadores organizam para o próximo dia 19 de março um grande ato de filiação online, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais do partido.

Segundo Ronald Sorriso, Secretário Nacional de Juventude do PT, conta que a campanha foi idealizada após a anulação das condenações do ex-presidente Lula.

“A campanha surge no contexto em que o Fachin decide anular todos os processos contra Lula, no âmbito da Lava-jato. Senti que ali havia uma vontade em massa das pessoas a se filiarem e propus o ato, chamando a turma para chegar no DM e nos Comentários manifestando o interesse. Vamos continuar com esse incentivo nas redes e mobilizar as pessoas para vir pro PT, apresentando as tarefas do hoje, de entender e debater o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil aos atos contra o Governo Bolsonaro, e do amanhã, como construir células de militantes para debater o Brasil 2022”, explica Sorriso.

Desde o anúncio da anulação pelo Ministro Fachin o PT tem recebido milhares de pedidos de filiação, além de diversos posts sendo feitos nas redes sociais por pessoas interessadas em ingressar no partido. Nilto Tatto, Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, diz que é inegável que a anulação teve um impacto significativo nesse interesse.

“Mas não foi só ela – o discurso do presidente Lula, com a sabedoria, a experiência e a sensibilidade que só ele tem, também foi determinante. Até ontem, o PT resistia bravamente aos ataques, que vinham de todos os lados e isso deixava uma parcela da população ressabiada. É difícil ficar na defensiva tanto tempo e não perder apelo popular. Mas com o tempo as pessoas foram vendo que haviam sido enganadas, que tudo isso não passou de uma armação. Além disso, quando Lula tem suas condenações anuladas e esse fato domina o noticiário, quando ele volta a fazer os discursos impactantes que sempre fez, é capaz de recuperar a esperança e o espírito de luta do nosso povo”, conta Nilto Tatto.

Márcio França, Secretário Nacional de Cultura do PT, reafirma a necessidade da população de demarcar seu posicionamento político neste momento e como isso pode ter também influenciado as pessoas a ingressar no Partido dos Trabalhadores.

“Estamos com a democracia, com os direitos dos trabalhadores, com a liberdade de expressão e criativa ameaçadas por um desgoverno nefasto. Precisamos superar esse momento de crise e só vamos fazer isso em coletivo. O PT é um partido democrático que dá voz e vez para todas e todos, aqui todas as lutas por um país melhor tem espaço e constroem uma agenda transformadora. Por isso, se alguém está sentindo o chamado para a luta, se alguém vinculado à cultura quer se somar na defesa do nosso setor, venha, aqui a gente sonha e luta juntos. Cada novo filiado é uma força para a mudança que o Brasil precisa e o PT é um instrumento dessa mudança”, afirma Márcio França.

Além das secretarias setoriais e seus secretários e secretárias, a Presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, irá participar do ato online de filiação, o que para Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, representa um grande chamamento de empoderamento às mulheres brasileiras para que se unam à luta feministas do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

“Precisamos ocupar a política. As mulheres são peças fundamentais para construirmos uma sociedade justa. Temos um partido presidido por uma mulher e ela estará no nosso ato de filiação e isso representa muito para o empoderamento das mulheres petistas, em especial as que chegam agora”, frisa Anne Moura.

Além das mulheres, os negros e negras também são público alvo especial deste ato de filiação. Martvs Chagas, Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, conta qual o objetivo da secretaria na participação deste ato.

“Iremos ampliar o diálogo com a população negras e antirracista no sentido de sensibilizar as pessoas para o combate ao racismo e o retorno das políticas públicas de promoção da igualdade racial que foram abandonadas pela extrema direita que governa o país”, diz Martvs Chagas.

Elisângela Araujo, Secretária Nacional Agrária do PT, fala com muita felicidade do ato online de filiação e como ele traz esperança para todos e todas os que estão na militância no campo e na cidade.

“Um ato de filiação online aproxima o povo do partido. Conseguimos fazer com que as pessoas que estão no campo consigam se filiar e acompanhar ao vivo o ato com grandes nomes do partido e isso nos traz muita esperança”, conta Elisângela.

Os Secretários Nacionais Paulo Cayres, da Secretaria Sindical, e Janaína Oliveira, da Secretaria LGBT, fazem um chamamento aos brasileiros, brasileiras e brasileires para adentrarem as fileiras do Partido dos Trabalhadores e se somem à luta da classe trabalhadora.

“O partido das trabalhadoras e dos Trabalhadores é a porta de entrada para a denúncia dos desmandos que ocorrem no Brasil. E a única saída, para que de fato, sejamos um país livre, soberano, sem machismo, homofobia, racismo, sem o assassinato da nossa juventude negra! Portanto, venha se somar a nossa militância, filie-se ao partido das trabalhadoras e dos Trabalhadores”, Paulo Cayres, Secretário Nacional Sindical do PT.

“O Pai tá ON (rsrsrs)! Para você que ainda não fez sua filiação, o PT é o partido que mudou o Brasil, se você quer mudar sua vida e daqueles que você ama, o PT é a sua ferramenta de luta. Então, vem logo”, Janaína Oliveira, Secretária Nacional LGBT do PT.

Para quem quer se filiar e ainda não sabe como, acesse o link https://pt.org.br/filiacao/ e acompanhe o passo a passo. Bem vindos, bem vindas e bem vindes ao PT!

Nádia Garcia, Agência Todas.