Secretários de Formação do PT constroem plano de trabalho comum para atual gestão

“Formação tem sentido estratégico para uma cultura socialista e também para contribuir com a construção de programas de governo”

Coordenada pelo Secretário Nacional de Formação Política, Carlos Henrique Árabe, a reunião, realizada em São Paulo na segunda-feira (17), teve como tema central a construção de um plano comum de trabalho para a atual gestão.

Na abertura, o presidente do PT, Rui Falcão, destacou os grandes desafios diante da conjuntura para reeleger a presidenta Dilma. Para ele, a formação política tem sentido estratégico para uma cultura socialista e também para contribuir com a construção de programas de governo.

Por sua vez, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, apresentou o conjunto das atividades e dos cursos de especialização, de ampliação de conhecimento e de pós-graduação voltados para a militância petista. São cursos que abarcam desde a gestão pública até o tema da difusão de conhecimento. Têm mobilizado milhares de filiados do país e novas turmas estão em fase de seleção.

Todos os diretores da Escola Nacional de Formação – Fátima Cleide, Selma Rocha, Jorge Coelho, além de Carlos Henrique Árabe – estiveram presentes e contribuíram com informes e avaliações sobre os desafios da formação petista.

O novo papel da formação política do PT

Na primeira parte da reunião, o debate girou em torno do novo papel definido pelo 4º Congresso do PT para a Secretaria Nacional de Formação Política com repercussão nas Secretarias Estaduais e Municipais. Sucintamente, elas possuem hoje duas grandes tarefas: a) contribuir para a continuidade e renovação da Escola Nacional de Formação e b) a coordenação, estruturação e capacitação do trabalho de crescimento partidário com novas filiações com conteúdo programático, compromisso partidário e enraizamento na sociedade brasileira.

Assim, as secretarias de formação política passaram a ter a atribuição estatutária de organizar plenárias de novos filiados e filiadas, bem como contribuir para sua inserção partidária participativa.

Com a contribuição do assessor da Secretaria Nacional de Organização (SORG), André Oliveira, foram apresentados os passos para o processo de filiação e as orientações para a realização dos chamados PEDEX, que são as eleições internas extraordinárias do PT a serem realizadas em setembro de 2015.

A ideia é que os SEFPs possam reproduzir o conjunto das orientações apresentadas aos secretários e secretárias municipais de formação política (SMFP) em seus respectivos estados.

Tarefa imediata

De acordo com definição da CEN, os planos de trabalho das secretarias do PT devem ser divididos em três momentos: de agora até maio, com atividades organizativas internas; de junho até novembro, concentração total no processo eleitoral; em dezembro, realização de balanços e atualizações dos planos de trabalho até a realização do 5º Congresso do PT (2015).

Com isso, na segunda parte da reunião, foram acordadas as iniciativas comuns entre a SNFP e os SEFPs. Organizar o crescimento e a capacitação de novos dirigentes da formação política é a tarefa central. Através da criação de um Sistema Nacional de Formação Política, pretende-se envolver os mais de três mil secretários/as de formação dos Diretórios Municipais do PT.

Para tanto, a SNFP em conjunto com os SEFPs devem identificar os SMFPs de seus estados, iniciando pelos mais de 400 secretários/as das cidades-pólo (cidades que são referência política em micro-regiões). Esse esforço organizativo visa preparar o PT para um período de crescimento, especialmente na juventude, no processo de disputa em curso.

(Secretaria Nacional de Formação Política/PT)

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast