Segundo Tacla Duran, Lava Jato se alimenta de esquema criminoso

Segundo ex-advogado da Odebrecht, a Lava Jato envolve comércio de delações, proteções, extorsões, tráfico de influência e seletividade

Lula Marques

Depoimento de Tacla Duran 'a CDHM

O ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran denunciou nesta terça (5) que há um verdadeiro esquema suspeito em torno da Operação Lava Jato que deve ser investigado, pois envolve comércio de delações, proteções, extorsões, tráfico de influência e seletividade nas decisões da força tarefa comandada pelo juiz Sérgio Moro.

Em depoimento em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Tacla Duran afirmou que o esquema movimenta milhões de dólares e também pôs em xeque a veracidade de provas apresentadas pela Odebrecht a partir dos sistemas de planilhas Drousys e MyWebDay – largamente utilizados pela Lava Jato para condenar réus.

O advogado garantiu, com base em perícia feita na Espanha, que o sistema de planilhas que controlava as propinas pagas pela Odebrecht a autoridades foi adulterado antes do início da investigação da Operação Lava Jato.

Cerceamento do direito de defesa

Arrolado como testemunha de defesa de Lula, Duran foi impedido de depor por Moro. “Não querem me ouvir porque têm medo do que vou dizer”, disse Duran por vídeo conferência desde a Espanha, onde mora. Segundo ele, ao não permitir seu depoimento, Moro cerceia o seu direito de defesa e o de outras vítimas da força tarefa de Curitiba. Todas as denúncias de Tacla Duran estão documentadas.

O deputado Wadih Lula Damous (PT-RJ), autor do requerimento que propôs a audiência pública, disse que durante quase quatro horas de depoimento Tacla Duran pôde mostrar “o lado oculto da Lava Jato que a TV Globo e a grande mídia não mostram”. Todos os documentos apresentados por Duran já na CPI da JBS, no ano passado, e revelados hoje atestam “que a Lava Jato virou uma organização criminosa”.

Wadih lamentou que as denúncias do advogado não sejam apuradas pela Procuradoria-Geral da República, apesar de representação encaminhada pela Bancada do PT em dezembro e há poucos dias arquivada pela procuradora-geral Raquel Dodge.

O líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS), frisou que o depoimento de Tacla Duran mostrou não só “esquemas criminosos e de enriquecimento de pessoas no entorno da Lava Jato”, como a seletividade de Moro. “O juiz da República de Curitiba não quer ouvir Duran pois sabe que seu depoimento fará ruir toda a narrativa e as teses construídas pela Lava Jato”, disse o líder. Na expectativa de Pimenta, esses pontos suspeitos deverão ser esclarecidos por uma CPI na Câmara que vai apurar a máfia das delações na Lava Jato.

Venda de proteção

Mas além de fraudes nos sistemas eletrônicos de contabilidade da Odebrecht, Tacla tocou num ponto sensível para Sérgio Moro: o seu amigo, padrinho de casamento e ex-sócio de sua mulher, Rosângela Moro, o advogado Carlos Zucolotto Junior.

Segundo Duran, no momento em que negociava uma delação, Zucolotto ofereceu-lhe a venda de proteção na Lava Jato. Disse que Zucolotto lhe ofereceu reduzir sua multa de US$ 15 milhões para US$ 5 milhões se o pagamento fosse feito em uma conta bancária em Andorra. O pagamento era para “melhorar” o acordo de delação de Duran com os procuradores da Lava Jato, liderados por Deltan Dallagnol. “Percebi que as preocupações eram estritamente financeiras”, destacou o advogado.

Tacla Duran frisou que Moro tem um lado obscuro, que é o de cercear o direito à defesa. “Desde 2016 quando me apresentei à força tarefa da Lava Jato para dizer que era advogado da Odebrecht sou tratado como criminoso. Nunca apresentaram provas contra mim. Aqui na Espanha já arquivaram acusações contra mim por falta de provas”, disse.

CPI

O advogado acusou a Lava Jato de se tornar um polo de poder político capaz de moer reputações, de destruir empresas e instituições. “Digo isso com tranquilidade, pois jamais fui filiado ou militei em qualquer partido político”. Criticou também o método de Moro, adotado por ditaduras, de forçar delações com ameaças a familiares de envolvidos em suspeitas de irregularidades.

O próprio deputado Paulo Pimenta listou mais de 20 casos de pessoas submetidas a torturas psicológicas de Moro e procuradores da Lava Jato. Para o parlamentar, dona Marisa Letícia, mulher de Lula, morreu em meio à perseguição promovida contra si pela “república de Curitiba”.

Duran contou aos deputados que já respondeu a três oitivas do Equador, uma de Andorra, uma da Suíça, uma de Antigua e Barbuda, uma do México, uma do Peru, uma da Argentina e uma do Brasil.  No caso da oitiva solicitada pelo Ministério Público Federal, marcada para 4 de dezembro de 2017, na presença de um juiz e de um procurador espanhóis, Tacla Duran compareceu mas os procuradores brasileiros simplesmente não foram — dentre eles, Roberson Henrique Pozzobon e Orlando Martello Jr.  O MPF não explicou o motivo da desistência.

Em novembro de 2016, Duran teve a prisão preventiva decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, foi preso na Espanha, mas libertado porque tem dupla cidadania, o que impediu a extradição.  Duran trabalhou como advogado para a Odebrecht entre 2011 e 2016.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast