Senado cria CPI para investigar CBF

Com a criação do colegiado, líderes dos partidos deverão indicar os parlamentares que farão parte da CPI. CBF é acusada de corrupção em acordos comerciais

Foto: Agência Brasil

O Senado Federal criou, nesta sexta-feira (29), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Casa, 50 senadores assinaram o requerimento para criação da comissão.

O requerimento para criação da CPI foi apresentado na quarta-feira (27), no dia em que o ex-presidente da CBF José Maria Marin foi preso. O pedido foi lido no plenário na tarde de quinta-feira (28) e os senadores tinham até meia-noite para incluir ou retirar as assinaturas.

A investigação internacional sobre a corrupção na Fifa acarretou na prisão de sete dirigentes da entidade, entre eles José Maria Marin. A justiça norte-americana divulgou que a CBF é acusada de corrupção em acordos comerciais.

Com a criação da CPI, os partidos deverão, nos próximos cinco dias, indicar os parlamentares que farão parte do colegiado.

A comissão deverá investigar possíveis irregularidades em contratos para a realização de partidas da seleção brasileira de futebol e de campeonatos organizados pela CBF, além da realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de futebol de 2014.

Da Redação da Agência PT de Notícias