Senadores compartilham relatório e documentos com CPI da Prevent

Vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de São Paulo receberam visita dos senadores Humberto Costa, Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Simone Tebet

José Maria/PT Nacional

Senadores da CPI da Covid em visita aos integrantes da CPI da Prevent Senior

Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Prevent Senior receberam, na tarde quarta-feira, 10, das mãos do comando da CPI da Covid, o relatório final da investigação feita pelo Senado Federal, aprovado em 26 de outubro. Participaram da reunião os senadores Humberto Costa (PT-PE),Simone Tebet (MDB-MS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), os dois últimos, respectivamente, vice-presidente e relator da comissão do Senado.

Os senadores foram recebidos na sala da presidência da Câmara Municipal de São Paulo pelos vereadores Antonio Donato (presidente da CPI), Paulo Frange (relator), Milton Ferreira, Xexéu Trípoli e Celso Gianazzi, integrantes da comissão, além de Eduardo Suplicy (PT).

O relatório de 1.287 páginas tem como um dos investigados a operadora de saúde Prevent Senior, alvo da investigação na capital paulista. No texto, o relator Renan Calheiros pede o indiciamento de 11 pessoas ligadas à operadora de saúde.

Para Humberto Costa, foi importante visitar e compartilhar experiências e documentos com os vereadores. “Temos muitas expectativas positivas quanto ao trabalho que pode ser feito por essa CPI, inclusive, naquilo que nós não tivemos condições de nos aprofundar, particularmente, a realização de experiências pseudocientíficas com quem que não havia autorizado esse tipo de participação e crimes contra a humanidade, que esses experimentos representaram”, afirmou o senador petista por Pernambuco.

O presidente da CPI da Prevent, Antonio Donato (PT), disse que foi muito importante ter recebido a delegação de senadores e que o relatório deve agilizar os trabalhos de investigação na Câmara Municipal.

“Além de trazer o relatório oficial, a CPI se dispõe a compartilhar todos os documentos reservados que ela recebeu sobre o caso Prevent. Para nós, isso é muito importante, vai nos subsidiar bastante para aprofundar a investigação a partir do avanço no Senado. Foi uma reunião bastante produtiva e a gente está com muita expectativa que a CPI produza bons resultados”, afirmou o presidente Donato.

Os senadores também visitaram a Procuradoria do Trabalho e se reuniram com a presidência do Instituto Butantan. “Queremos fazer uma ação prospectiva para saber o que nos espera o ano quem por conta dessa pandemia”, explicou Humberto Costa.

Durante o período da manhã, os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues e Simone Tebet se encontraram com representante do Ministério Público estadual, que também conduz investigações por conta da atuação da operadora de saúde durante a pandemia da Covid-19. Os parlamentares se encontraram, na sede do MP, no centro de São Paulo, com o procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Sarrubbo, e com demais promotores que fazem parte da investigação.

Depoimentos

Na sessão desta quinta-feira, 11, a CPI da Prevent Senior vai ouvir, agora na condição de investigados, os quatro médicos da Prevent que não compareceram à oitiva da semana passada, após serem beneficiados por pedido de habeas corpus impetrado por advogados da operadora da saúde. São eles: Sérgio Antonio Dias da Silveira, Daniella Cabral de Freitas, Rodrigo Barbosa Esper, Rafael de Souza da Silva. Para esta quinta-feira, ainda foram convidados integrantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Centro de Vigilância Sanitária, ligado à pasta.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast