Senadores do PT celebram prêmios conquistados pelo Brasil em Cannes
O filme O Agente Secreto ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes. Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator
Publicado em
Os senadores do PT celebraram os prêmios conquistados pelo filme brasileiro “O Agente Secreto” no Festival de Cinema de Cannes, na França. Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Direção, o que não acontecia desde 1969. Já o ator Wagner Moura levou o de melhor ator, prêmio inédito para o Brasil no Festival.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destacou que o Brasil brilhou em Cannes — e brilhou alto.
“Nosso talento, nossa história e nossa cultura mais uma vez conquistaram o mundo”, disse.
“O cinema nacional não é só entretenimento. É instrumento de consciência, identidade e liberdade. É nossa voz no mundo. É nossa memória coletiva em movimento”, enfatizou Rogério.
🎥VIVA O CINEMA BRASILEIRO! 🇧🇷
O Brasil brilhou em Cannes — e brilhou alto! Nosso talento, nossa história e nossa cultura mais uma vez conquistaram o mundo. Wagner Moura foi premiado como melhor ator e Kleber Mendonça Filho consagrado como melhor diretor no Festival de Cannes,…
— Rogério Carvalho 🇧🇷 ⭐️ (@SenadorRogerio) May 24, 2025
“O Agente Secreto” conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O presidente do PT, senador Humberto Costa (PE), apontou que a cultura brasileira renasce com força total após anos de ataques, em referência à postura adotada pelo governo anterior.
“O cinema nacional prova mais uma vez seu valor. É a nossa arte resistindo e brilhando”, comemorou Humberto.
Leia mais: Lula: “Cultura interessa ao povo tanto quanto um prato de comida”
MAIS UM PRÊMIO! O frevo encontrou o cinema, e o resultado foi história!
Parabéns a Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e toda a equipe de
"O Agente Secreto" por colocar o nome do Brasil no topo de Cannes. pic.twitter.com/r7tYAslKWK— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 24, 2025
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) classificou o ano de 2025 como “histórico para o cinema brasileiro”. Além da vitória em Cannes, o Brasil também conquistou neste ano a primeira estatueta do país no Oscar.
É de Pernambuco! É do Nordeste! É do Brasil! ‘O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, vence o prêmio de melhor direção em Cannes. Wagner Moura ganhou como melhor ator.
2025 é um ano histórico para o cinema brasileiro! Quanto orgulho da nossa produção audiovisual! pic.twitter.com/lr1O2RpHUo
— Teresa Leitão ⭐ Senadora (@teresaleitao_) May 24, 2025
Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) mostrou a “alegria” em ver o cinema brasileiro “brilhar no mundo”.
“É o reconhecimento de talentos gigantes e da força criativa que pulsa no nosso país. Parabéns à equipe! Viva o cinema nacional!”, exaltou Contarato.
Que alegria ver o cinema brasileiro brilhar no mundo!
Wagner Moura foi consagrado Melhor Ator no Festival de Cannes, e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Diretor, por seu filme “O Agente Secreto” aclamado com 13 minutos de aplausos.
É o reconhecimento de talentos… pic.twitter.com/E6HyJCwnb2
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) May 24, 2025
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também celebrou as conquistas do cinema brasileiro, em especial, do baiano Wagner Moura, destacando que essa é a escolha dele como melhor ator desta edição do festival é inédita.
A BAHIA É O MUNDO! 🏆 O baiano Wagner Moura venceu o troféu de Melhor Ator em uma das premiações mais importantes do cinema mundial, o Festival de Cannes. É a primeira vez que um brasileiro vence nessa categoria. A vitória vem pela sua atuação no filme de Kléber Mendonça Filho,… pic.twitter.com/ZlAiEmhaMO
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) May 24, 2025
Do PT Senado
