Senadores pedem prisão de terroristas e destacam intervenção no DF

Líder Paulo Rocha e Humberto Costa responsabilizam governo do Distrito Federal por ações de criminosos na Esplanada dos Ministérios

Alessandro Dantas

Plenário do Senado Federal. Foto: Divulgação

A ação de bolsonaristas terroristas na Esplanada dos Ministérios neste domingo (8) deve ser punida de forma imediata com prisões. É o que defendem os integrantes da Bancada do PT no Senado. Os parlamentares ainda comentaram a intervenção federal na segurança pública do DF, decretada também hoje pelo presidente Lula.

“Lula decreta intervenção federal, nos termos da Constituição, no Distrito Federal e nomeia Ricardo Campelli interventor, subordinado diretamente ao presidente! Tem que ser assim! Abaixo os golpistas! Democracia sempre!”, destacou a senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE).

A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor vai ser Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça. “O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto lido por Lula.

Pelas redes sociais, os parlamentares responsabilizaram, ainda, o governo do Distrito Federal (GDF) pelos crimes contra a democracia que ocorrem em Brasília.

“O que acontece hoje em Brasília é uma ação articulada e previamente anunciada. Isso caracteriza claramente a omissão e responsabilidade dos órgãos de segurança do DF. Por isso, as autoridades devem identificar as lideranças dos vândalos terroristas e ir atrás dos responsáveis. Esta é uma tentativa de golpe. Uma ação planejada e organizada contra as instituições do país. E os que atentam contra a democracia devem ser presos”, afirmou o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA).

Na mesma linha, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o GDF foi conivente com os atos terroristas.

“O Governo do DF, mais do que irresponsável, foi conivente com os atos terroristas a que estamos assistindo. Os criminosos contaram com o apoio das forças de segurança para praticar a barbárie em curso”, disse o parlamentar.

Ainda segundo o parlamentar, não será dado trégua aos “bandidos que atentam contra a democracia. Estão usando as cores do Brasil para praticar baderna e vandalismo”.

Os golpistas apoiadores de Bolsonaro entraram na Esplanada dos Ministérios na tarde de hoje e invadiram áreas do Congresso, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, vandalizando essas áreas de Brasília de forma orquestrada.

A ação de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ocorre uma semana após a posse do presidente Lula, antecedida por atos golpistas insuflados pelos discursos antidemocráticos e criminosos do ex-presidente no período eleitoral.

Confira, abaixo, as manifestações da bancada do PT no Senado (senadores atuais, eleitos e suplentes que devem assumir os cargos):

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast