Lula determina intervenção na Segurança do DF; veja o decreto

Presidente Lula diz que os terroristas que atacaram o Congresso, o STF e o Planalto serão identificados e punidos, assim como seus financiadores

Reprodução

Em visita a Araraquara, Lula anuncia intervenção na Segurança do DF Imagem: Reprodução

O presidente Lula decretou, neste domingo (8), intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, em razão dos atos terroristas praticados por apoiadores de Jair Bolsonaro, que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

O decreto se restringe ao setor da Segurança Pública, que até o dia 31, ficará sob comando de Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. As demais atribuições continuam sob controle do governador Ibaneis Rocha.

Clique aqui para acessar o decreto de intervenção federal no DF

No documento, é informado que a intervenção tem o objetivo de dar fim ao “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédio públicos”.

Ao anunciar o decreto, em Araraquara (SP), cidade que visitou para vistoriar os estragos causados por fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo (veja vídeo abaixo), o presidente Lula garantiu que todas as pessoas que participaram dos ataques, incluindo seus financiadores, serão identificados e punidos.

“Eles vão perceber que a democracia garante a liberdade, o direito de livre comunicação, o direito de expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, disse o presidente.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast