Solla cobra prisão de general que defendeu golpe após HC a Lula

“É muito grave. Estamos vivendo uma ameaça pública de golpe militar”, afirmou deputado sobre fala de general Luiz Gonzaga Lessa.

Gustavo Bezerra

Deputado Jorge Solla

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) cobrou do presidente Michel Temer, do ministro da Defesa, general Luna, e do procurador-geral da Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, a prisão preventiva do general Luiz Gonzaga Lessa, por crime de conspiração contra a nação, previsto no Código Penal Militar, artigo 152.

O militar, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, defendeu uma “reação armada” por parte das Forças Armadas “se acontecer tanta rasteira e mudança da lei”, disse, se referindo ao julgamento do habeas corpus do presidente Lula no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (4).

“O Supremo deveria julgar somente olhando a Constituição, mas vai julgar com a faca no pescoço. É muito grave. Estamos vivendo uma ameaça pública de golpe militar. O general Luiz Gonzaga Lessa cometeu um crime de conspiração. Quando uma Suprema Corte é ameaçada de golpe militar se tomar uma decisão de respeito à Constituição, isso em lugar nenhum do mundo pode ser chamado de democracia”, disse.

“Quero cobrar que o general seja preso imediatamente por crime de conspiração contra a nação brasileira. Não se admite numa democracia que um general emparelhe a Suprema Corte. A decisão do Supremo só pode ser influenciada pelo que está escrito na Constituição”, completou o petista.

Veja a íntegra da fala de Solla:

General ameaçou STF com golpe se Lula receber HC

GENERAL QUE PREGOU GOLPE PRECISA SER PRESOQual a capacidade que os 11 ministros do Supremo terão de julgar observando apenas a aplicação da constituição, quando há uma ameaça pública de golpe militar. A coação do general Luiz Gonzaga Lessa é um crime de conspiração. É grave. É muito grave. Ou ele é preso imediatamente para garantir de que teremos amanhã um julgamento sério, ou teremos uma grande chance de ver o STF decidir com a faca no pescoço. E se isso acontecer também já é golpe. Quando uma suprema corte não tem liberdade para decidir, em lugar nenhum do mundo isso pode ser chamado de democracia.https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/04/03/stf-pode-ser-indutor-de-violencia-diz-general-da-reserva.htm?

Publicado por Jorge Solla em Terça-feira, 3 de abril de 2018

Do PT na Câmara