Sônia Guajajara reforça comitê de mulheres com Haddad e Manuela

A psolista se reuniu nesta quarta (10) com a secretária nacional de mulheres do PT para reiterar apoio à chapa petista

Isa Luchtenberg

Sônia Guajajara (PSOL) e Anne Karolyne, secretária nacional de Mulheres do PT

O Comitê Nacional de Mulheres com Fernando Haddad e Manuela D`Ávila ganhou reforço de Sônia Guajajara, que concorreu como candidata a vice-presidenta da chapa do PSOL e importante liderança indígena no país. O partido, junto com seu presidenciável, Guilherme Boulos, oficializou apoio à chapa encabeçada por Haddad na terça-feira (9).

Nesta quarta-feira (10), Sônia se reuniu com a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, para compor o grupo de mulheres de movimentos populares e de partidos da coligação ‘O Povo Feliz de Novo’ em torno da eleição de Haddad e Manuela para a Presidência da República.

Em setembro, o Comitê organizou a ‘Primavera das Mulheres’. O ato reuniu milhares de mulheres em São Paulo e também em outros estados em apoio à chapa de Haddad e Manuela.

Sônia destacou que o apoio à mobilização extrapola o campo político e que a união, acima de tudo, é pela defesa da democracia e pelo combate ao fascismo.

“O momento é de articularmos nossas forças, para garantir direitos, em um pacto pela democracia. Vamos nos unir para fazer atividades conjuntas para combater o ódio, a violência e o fascismo que está avançando de forma muito acelerada”, ressaltou Sônia.

Além da questão das mulheres e das mobilizações para o segundo turno das eleições, segundo Anne, que também é indígena, o encontro com Sônia também teve como pauta a luta pela demarcação de terras.

“A Sônia é uma importante liderança indígena, e a candidatura dela na chapa do Boulos fez com que os povos indígenas tivessem um protagonismo maior nessas eleições, inclusive com a eleição de uma deputada federal”, completou Anne.

A demarcação dos territórios indígenas foi rechaçada pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que já afirmou ser contra a medida. Já Haddad, no seu Plano de Governo, se compromete com a regularização fundiária dos territórios tradicionais e historicamente ocupados, bem como com o reconhecimento e demarcação das terras indígenas.

Por Geisa Marques, da Comunicação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast