Tarifa Zero será tema de debate em audiência pública na Câmara

Jilmar Tatto (PT-SP) reforça importância da medida implantada em 136 cidades do país e que já é estudada pelo governo Lula; Caravana pela Tarifa Zero reuniu esta semana ativistas de 12 estados em Brasília

Wilson Dias/Agência Brasil

Tarifa Zero em todo o país é tema de debate: na Câmara dos Deputados na terça-feira (21), às 15 horas

A Tarifa Zero, modelo gratuito de oferta de transporte público, será tema de uma Audiência Pública marcada para o próximo dia 21 de outubro na Câmara dos Deputados. O projeto idealizado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, é uma das principais bandeiras do Partido dos Trabalhadores, e deve ser um dos grandes temas da campanha de reeleição do presidente Lula em 2026. A pedido do presidente Lula, a proposta está em estudo pela equipe econômica do governo.

Leia mais: Tatto, sobre tarifa zero em todo o Brasil: “Um sonho pode se tornar uma realidade”

Jilmar Tatto reforça a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das cidades. “A Tarifa Zero tem um potencial transformador na vida das pessoas e das cidades”, afirma Tatto. “É mais dinheiro no bolso, menos congestionamentos, menos poluição. É mais qualidade de vida para todo mundo. Quando o presidente Lula pede estudos de possibilidades, faz com que a sociedade passe a discutir o tema e olhar com mais atenção para a questão da mobilidade”, ressalta ele.

O modelo – já adotado integralmente em 136 municípios brasileiros – vem ganhando cada vez mais defensores na sociedade civil. Esta semana, a Caravana pela Tarifa Zero, uma articulação nacional formada por representantes de movimentos sociais, sindicatos dos setores rodoviários e metroviários, coletivos urbanos e de partidos políticos, esteve em Brasília para denunciar a situação do sistema de transporte público e defender a ampliação da tarifa zero para todo o país.

Conheça o site da Tarifa Zero clicando aqui.

Jilmar se encontrou com os representantes da Caravana na quarta-feira (8) para debater o assunto. “Os movimentos sociais são fundamentais, tanto para ajudar a pautar a Tarifa Zero, quanto para ajudar a desenhar um programa adequado à necessidade dos usuários do transporte público”, argumenta.

A Caravana pela Tarifa Zero, reunida no período de 6 e 10 de outubro na capital federal, promove aulas públicas e audiências, com o objetivo de discutir soluções para a crise do transporte público.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast