Temer libera agrotóxico que havia sido proibido em 2010

Deputado Adelmo Leão denuncia liberação de substância que possui efeitos neurotóxicos comprovados; em 2010, a Anvisa havia recomendado a sua proibição

Interesses econômicos se sobrepuseram novamente à preocupação com a saúde da população. No início deste mês, o governo golpista de Michel Temer (PMDB) liberou um agrotóxico com efeitos neurotóxicos comprovados, o Benzoato de Emamectina.

A notícia foi publicada no Diário Oficial da União no último 6 de novembro.

O uso dessa substância havia sido proibido em 2010. Mas, sob a gestão do golpista, o veneno foi liberado. “Essas substâncias podem causar intoxicação hepática, comprometer o sistema circulatório, imunológico”, afirma o deputado Adelmo Leão (PT-MG).

“São interesses mercantis e econômicos que são colocados acima da saúde da população, pessoas que trabalham na indústria química, de farmacologia”, diz ele.

Em 2010, a Anvisa havia feito um parecer recomendando a proibição dessa substância. Segundo a agência, em doses baixas, o agrotóxico já produzia consequências para todas as espécies animais.

“Incertezas no que diz respeito aos possíveis efeitos teratogênicos e certezas dos efeitos deletérios demonstrados nos estudos com animais corroboram de forma decisiva para que não se exponha a população a este produto, seja nas lavouras, seja pelo consumo de alimentos”, apontava o parecer.

Além dos efeitos à saúde da população, os agrotóxicos já têm causado a degradação do meio ambiente. “Há uma diminuição imensa do número de abelhas. Isso é um problema. As abelhas são um sinalizador da qualidade do meio ambiente”, diz ele.

A morte de abelhas, consequência do uso intensivo de agrotóxicos, tem efeitos drásticos, visto que os insetos são polinizadores.

A morte de peixes nos rios é outra consequência do uso desses agrotóxicos. “Esses agrotóxicos lançados para combater pragas são lavados pela chuva e lançados nos rios”, diz ele.

“O Brasil passou a ser um campo de experimentação. Tem países que produzem essas substâncias que não permitem seu uso. Mas aqui existe uma permissividade”, explica Adelmo.

GOVERNO BRASILEIRO APROVA USO DE AGROTÓXICO EXTREMAMENTE PREJUDICIAL À SAÚDE HUMANA. BENZOATO DE EMAMECTINA.O Brasil é…

Publicado por Adelmo Carneiro Leão em Quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast