Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT no Pará

Candidato a senador, Beto Faro representa o partido na chapa majoritária, que tem Helder Barbalho para governador e Hana Ghassan vice, ambos do MDB

Ricardo Stuckert

Helder Barbalho e Beto Faro formam Time do Lula no Pará

Segundo maior Estado brasileiro e o mais populoso da região Norte, o Pará é uma referência para o país pela potência cultural, agrícola e ambiental. Envolvido pela Floresta Amazônica, a atividade econômica e cultural resulta da miscigenação entre povos indígenas, europeus e africanos.

O Time do Lula para as eleições de outubro visa dar continuidade ao crescimento regional do último período com Helder Barbalho (MDB), governador e candidato à reeleição, ao lado de Hana Ghassen (MDB), candidata a vice-governadora, e Beto Faro (PT), candidato a senador.

O Estado é responsável pelas maiores produções de mandioca, açaí, abacaxi, cacau e pimenta-do-reino do país, além de ser o segundo maior produtor de nacional de minério de ferro e um dos principais fornecedores de castanha-do-Pará. Na capital Belém, funciona o tradicional mercado Ver-o-Peso, considerado a maior feira livre da América Latina, o que reflete a importância da produção agrícola regional.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Por isso, o representante do PT na chapa majoritária, Beto Faro, é a escolha certa para representar no Senado a população do campo. Antes de se eleger deputado federal por quatro mandatos, ele foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru e dirigente estadual da Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi ainda Superintendente Regional do Incra no Pará nos dois primeiros anos do governo Lula (2003 e 2004). Na Câmara, lutou pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural.

Helder Barbalho foi eleito governador em 2018 e agora busca a reeleição, encabeçando o Time do Lula no Estado. Além dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a chapa Helder/Hana/Beto tem o apoio do Psol, da Rede e do MDB no Estado.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT na região Norte

Para os cargos com eleição proporcional no Pará, o PT disputa as 17 vagas de deputado federal com 11 nomes, sendo 5 mulheres. E para a Assembleia Legislativa terá 47 candidatos do partido, sendo 13 mulheres, concorrendo a 24 cadeiras de deputado estadual.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Pará:

TIME DO LULA NO PARÁ