Time do Lula: conheça os candidatos do PT no Paraná

Roberto Requião é o candidato a governador pelo partido, que também indicou o vice, Jorge Samek. Para senadora, a candidata é Rosane Ferreira (PV)

foto: Ricardo Stuckert

O candidato a governador do Paraná pelo PT, Roberto Requião, com Lula e a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann (Foto: Ricardo Stuckert)

Estado que figura na lista das 5 maiores economias regionais do país, o Paraná está entre as prioridades do PT nestas eleições. O eleitorado de 8,5 milhões de pessoas (5,4% do país) tem à sua disposição um Time do Lula de tirar o chapéu, que lutou sem parar para escancarar a farsa da Lava Jato, levada a cabo na Vara de Justiça da capital, Curitiba.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

Para liderar essa equipe, o PT tem como candidato alguém que conhece o Paraná como poucos: Roberto Requião, histórico defensor da democracia e candidato a governador pelo partido. Com três mandatos à frente do governo (1991-94, 2003-2010) e dois como senador (somando 16 anos), Requião soma as experiências no Executivo e no Legislativo ao compromisso com as causas sociais. Daí sua adesão ao partido, por intermédio da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, uma das principais lideranças da legenda no estado.

LEIA MAIS: Saiba onde conseguir material impresso do Lula e do PT

Está ao lado de Requião, como candidato a vice-governador, Jorge Samek, um petista que também fez história no Paraná. Ele foi presidente da Itaipu Binacional durante os governos Lula e Dilma, deixando o cargo junto com a ex-presidenta, após o golpe de 2016. A Itaipu é a maior produtora de energia limpa e renovável do mundo e gestora da hidrelétrica localizada no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu.

Para senadora, a coligação tem como candidata Rosane Ferreira (PV), que já exerceu mandatos de deputada estadual e deputada federal pelo Paraná. Enfermeira especializada em saúde pública, ela pauta sua atividade política pela defesa e valorização de profissionais da saúde e da educação.

Para deputado federal, o PT concorre com 24 candidatos, sendo 8 mulheres. Eles disputam 30 vagas destinadas ao Paraná na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa são 42 candidaturas do partido, das quais 18 mulheres. A Assembleia do Paraná possui 54 cadeiras.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Paraná:

TIME DO LULA NO PARANÁ