Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em Rondônia

Candidato a vice, Anselmo de Jesus representa o PT na chapa encabeçada por Daniel Pereira (SD), candidato a governador, com Acir Gurgacz (PDT) senador

Daniel Pereira e Anselmo de Jesus formam Time do Lula em Rondônia

Único Estado batizado em homenagem a uma figura histórica nacional, o Marechal Rondon (1865-1958), Rondônia e seus 1,2 milhão de eleitores poderão resgatar o espírito desbravador que deu início ao seu desenvolvimento elegendo, pela primeira vez, um governo compromissado com as causas sociais. O PT integra o Time do Lula no Estado com Anselmo de Jesus, candidato a vice na chapa de Daniel Pereira (Solidariedade), candidato a governador. Com eles está Acir Gurgacz (PDT), senador que tenta a reeleição.

Rondônia é um dos mais jovens Estados brasileiros, criado em 1981, mas sua origem remonta a 1903 e se confunde com a do antigo território do Acre. A ferrovia Madeira Mamoré, de 366 km de extensão (que daria lugar às BR 364 e 425) e a rede telegráfica implantada por Rondon ajudaram a integrar ao Brasil a região que tem longa fronteira com a Bolívia. Chamado inicialmente de território de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em 1956 e se tornaria Estado em 1981. Hoje, é o terceiro maior produtor do país de cacau e o quinto de café, com destaque também no extrativismo de madeira, minérios e borracha.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

O candidato do Time de Lula ao governo rondoniense já ocupou o cargo entre abril e dezembro de 2018. Daniel Pereira era vice-governador quando o titular, Confúcio Moura, se afastou para disputar o Senado. Advogado e professor, foi vereador de Cerejeiras e deputado estadual por dois mandatos (1995 a 2003). Daniel teve forte atuação em defesa dos servidores públicos do Estado, tendo sido dirigente do Sindsef (Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia) e fundador do Sintero (Sindicato da Educação de Rondônia).

Já o candidato a vice, Anselmo de Jesus, foi deputado federal por três mandatos. Trabalhador rural filiado do PT desde 1986, foi dirigente sindical dos trabalhadores rurais de Ji-Paraná (RO), da CUT em Porto Velho, capital do Estado, presidiu a Federação Trabalhadores na Agricultura de Rondônia e atuou como Secretário da Agricultura do Estado de Rondônia.

Já o senador Agir Gurgacz é o candidato à reeleição, completando o Time do Lula. Empresário de transportes e comunicação, ele representa o Estado no Senado desde 2009, quando foi empossado no meio do mandato após cassação do primeiro colocado nas eleições. Foi reeleito em 2014 e agora tenta novo mandato.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do Time do Lula na Região Norte

O PT de Rondônia lançou 2 candidatas a deputada federal e 1 candidato a deputado federal para as 8 cadeiras na Câmara dos Deputados. São 14 candidaturas, 4 delas mulheres, disputando 24 vagas de deputado e deputada estadual na Assembleia Legislativa.

TIME DO LULA EM RONDÔNIA