Time do Lula: Tatto e Lela defendem tarifa zero em Florianópolis

Secretário Nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Jilmar Tatto (SP), esteve em Florianópolis, nesta segunda (16), para impulsionar a campanha de Lela (PT) à prefeitura da capital catarinense

Divulgação

O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Jilmar Tatto (SP), esteve em Florianópolis, nesta segunda-feira (16), para apoiar a candidatura de Vanderlei Farias, o Lela (PT), à prefeitura municipal. Ao fim do dia, os dois compareceram a um evento de campanha cujo tema era a gratuidade do transporte coletivo. Na Câmara dos Deputados, Tatto é coordenador da Frente Nacional em Defesa da Tarifa Zero, bandeira também defendida por Lela em seu plano de governo.

Durante o evento na sede da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), o secretário de Comunicação do PT discorreu sobre os benefícios da gratuidade e colocou em xeque o modelo adotado em Florianópolis desde 2006, associando tarifas incidentes sobre os usuários a subsídios concedidos às empresas de transporte. No estado de Santa Catarina, seis municípios já adotam a tarifa zero: Balneário Camboriú, Garopaba, Imbituba, Bombinhas, Forquilhinha e Governador Celso Ramos.

Leia mais – Chegou a cartilha do PT sobre Tarifa Zero: saiba como implementar em sua cidade!

“O grande desafio é quem paga essa conta. O que não pode é o usuário pagar duas vezes. Ele causa um benefício para a cidade, não polui, não congestiona e ainda é penalizado. Não é razoável ele pagar passagem. E essa é uma bandeira nossa que começou lá atrás”, defendeu Tatto.

“Nós criamos uma cidade para as pessoas ou uma cidade para uma lata velha, às vezes nova?”, questionou o parlamentar.

Progressivamente

Lela pretende implantar a tarifa zero em Florianópolis de maneira progressiva, começando com segmentos como os estudantes, as mães que são chefes de família e as pessoas em busca de emprego. “Com recursos da Zona Azul, das multas, do IPVA e de outras áreas, vamos criar o Fundo Municipal de Transporte e, aos poucos, implantar a tarifa zero”, explicou o candidato.

“Hoje o que existe em Florianópolis é um absurdo. As empresas ganham mais de R$ 130 milhões de subsídio da prefeitura, ganham com publicidade e a pessoa ainda paga a tarifa mais cara do país”, condenou Lela, alinhado ao discurso de Tatto.

O candidato do PT mirou também a atual gestão à frente da prefeitura. “Não trabalham com a possibilidade de fazer uma gestão responsável, que faça com que a gente possa ter um transporte coletivo decente, com ônibus de qualidade, não sucateado, não humilhando as pessoas que só querem chegar no seu destino.”

Conheça o Time do Lula clicando aqui .

DaRedação, com Notícias do Dia