Trabalhadores do Brasil fazem dia de paralisações

Mobilizações ocorrem em diversos cidades em várias regiões do País. Atos acontecem em protesto ao Projeto de Lei 4330, contra a corrupção e em apoio dos direitos dos trabalhadores e dos professores em greve.

Foto: CUT

A paralisação nacional convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais é registrada em diversas cidades do País desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (29). As manifestações acontecem em protesto ao Projeto de Lei 4330, que prevê a terceirização indiscriminada de todas as atividades de uma empresa, contra a corrupção e em apoio dos direitos dos trabalhadores e dos professores em greve.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), motoristas e cobradores da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), da região do ABC, paralisaram as atividades por volta das 3h.
Ainda segundo a CUT, às 7h, os metalúrgicos da região do ABC se reuniram na porta do sindicato. De lá, eles partiram em passeata em direção à Praça da Matriz, local histórico para os trabalhadores desde a década de 1970.

Também logo pela manhã, em São Paulo, a Ponte das Bandeiras, que cruza a Marginal do Tietê, foi interditada por uma passeata. A central registrou “trancaço” desde as 05h na porta das empresas Lipson, em Diadema, Colgate, em São Bernardo, na Avon, na Oxiteno e na Solvay.

Ônibus que atendem a capital e a região metropolitana de Porto Alegre, passaram a circular das 08h30 e as estações de trem ainda estão fechadas. O sindicato informou que vai acatar decisão da Justiça para ser mantido o funcionamento de 30% da frota durante todo o período do dia e 50% no horário de pico.

Segundo a CUT, os trabalhadores gaúchos farão assembleias em diversos pontos da capital e marcharão até o Palácio Piratini, onde devem se concentrar a partir das 12h. O sindicato dos Bancários aprovou paralisação e já estão confirmadas as cidades de Camaquã, Pelotas e cidades do Vale do Caí e do Vale do Paranhama. Também aderem à paralisação professores de escolas e universidades públicas e privadas.

No Amapá, estão confirmadas paralisações municipais e de vigilantes e manifestações dos movimentos socais. Na Bahia, desde as 05h várias categorias participam dos atos. Às 13h, os trabalhadores da capital soteropolitana se concentram em frente a um shopping, de onde caminharão até a sede da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB).

No Ceará, as paralisações começaram às 07h, com os servidores da empresa de energia elétrica do estado, a Coelce. Os aeroportuários cruzarão os braços a partir das 13h. No Distrito Federal, haverá atos na Praça do Buriti e na Esplanada dos Ministérios, principalmente em frente ao Ministério da Fazenda, convocado para às 10h.

Em Goiânia, os rodoviários paralisaram por cerca de duas horas, desde as 04h. No Maranhão, está prevista paralisação dos urbanitários, servidores federais, professores do instituto Federal do Maranhão e metalúrgicos.

Está agendada uma concentração, a partir das 16h, na Praça Afonso Arinos, na região central de Belo Horizonte. No Mato Grosso, os movimentos sindicais e sociais farão uma caminhada da Praça Ulisses Guimarães ao Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá.

Na capital de Pernambuco haverá, às 14h, ato público em frente à sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Em Teresina, estava marcada concentração e ato público a partir das 08h.

No Paraná, onde servidores de diversas categorias estão em greve, a concentração foi feita a partir das 10h, na Praça 19 de Dezembro.

As manifestações de Natal começam às 14h, com concentração no Viaduto do Baldo, de onde seguirão em passeata para um ato público no calçadão da Av. João Pessoa. No Rio de Janeiro, a partir das 15h, a Cinelândia será o ponto de encontro de passeatas saídas de diversos pontos da cidade, para um ato público a partir das 18h.

O Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, em Aracaju, será o ponto de encontro de uma mobilização que marchará, a partir das 14h, da Praça General Valadão até o Tribunal de Justiça, no centro da capital sergipana. Um ato público acontece desde as 9h, na Av. JK, em Palmas.

Da Redação da Agência PT de Notícias