“Transição Ecológica e Políticas Ambientais” é lançado em Santa Catarina

Plataforma Casa 13 também foi apresentada no primeiro estado a receber o evento

Uma maratona de encontros virtuais se iniciou na noite de hoje (18), no estado de Santa Catarina. Com mais de 50 pessoas, o encontro contou com a participação de diversos candidatos, candidatas e gestores públicos. Transição Ecológica, políticas municipais e a apresentação da plataforma Casa 13 foram os temas da primeira noite, que contou com a participação do deputado federal e Secretário Nacional de Meio Ambiente, Nilto Tatto. Além de Tatto, o Secretário Estadual da pasta, Alessandro Antoniolli, Moisés Savian (um dos autores do texto) e a socióloga Francisca Adalgisa também compuseram a mesa.

“Este foi o primeiro de muitos atos de lançamento do material que fizemos com apoio da Fundação Friedrich Ebert. Em um momento tão difícil para todos nós, saí muito otimista desta reunião, vendo tanta gente, de tantas gerações, dispostas a reconstruir nosso país e seguir construindo o Partido”, declarou Nilto Tatto. Alessandro Antoniolli fez coro e comentou: “Nós, aqui no sul, sabemos bem o que as mudanças climáticas fazem na vida da gente. Além disso, reconhecemos o avanço que o partido dá colocando a Transição Ecológica como eixo articulador de suas políticas. Isso demonstra alinhamento ao que há de mais avançado na política pública mundial”.

A socióloga Francisca Adalgisa, que faz parte do Fórum Alternativo Mundial pela Água (FAMA) e do Fórum Popular da Natureza (FPN) também esteve presente na atividade. A importância da proximidade entre os territórios, bem como da valorização do conhecimento das populações – indicativos presentes no material lançado na noite de hoje esteve sempre presente em sua fala. “O atual modelo de reprodução do sistema capitalista é incompatível com a preservação da vida no planeta. Precisamos reinventar, transitar do modelo destrutivo para um modelo construtivo e focado nas diversas formas de vida e na qualidade de vida das populações. Faz-se necessário e urgente a humanização dos modelos de produção e de reorganização social”, comenta.

Moises Savian, catarinense que esteve no Ministério de Meio Ambiente e é doutorando na Universidade Estadual de Santa Catarina, apresentou o material que foi muito bem recebido pelos participantes, que imediatamente pediram acesso. “Temos o material na plataforma Casa 13, fácil de acessar. Logando, os filiados terão acesso a todo o conteúdo, texto sobre Transição Ecológica, até o legado petista nos municípios, ferramentas para criação de material para campanha etc”, informou Savian.

Os próximos lançamentos estão previstos para os dias 19 (SP) e 21 (MG), sempre às 19h. A programação pode ser acompanhada pela página da SMAD no Facebook e pelas redes sociais dos estados.

19/08, 19h – SP
21/08, 19h30 – MG
25/08, 19h – BA
26/08, 19h – RJ
27/08, 17h30 – AC (horário local)
31/08, 19h – PE
01/09, 19h – MA
02/09, 19h – RS
03/09, 19h, – GO
04/09, 17h30 – RR (horário local)
04/09, 19h, – AM (horário local)
09/09, 19h – DF
10/09, 19h – TO
11/09, 19h, – SE

Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento/PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast