Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo do Meio Ambiente

O Gabinete de Transição tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin

Nilto Tatto, Izabella Teixeira e Jorge Viana

O Gabinete de Transição Governamental já divulgou os nomes que vão compor os 31 grupos técnicos responsáveis pelo levantamento de dados para dar suporte ao futuro governo.

No grupo técnico que irá cuidar da área do Meio Ambiente foram anunciados Carlos Minc, Izabella Teixeira, Jorge Viana, José Carlos Lima da Costa, Marilene Corrêa da Silva Freitas, Marina Silva, Naiara Torres, Pedro Ivo, Silvana Vitorassi e Vanessa Negrini.

 Jorge Viana, engenheiro florestal, foi prefeito de Rio Branco (AC), governador do Acre por dois mandatos e depois senador. Por sua atuação na área do meio ambiente como governador, ele recebeu o prêmio “Líder para o Novo Milênio”, da Revista Times e TV CNN, e “Gift to the Earth” da WWF (Wold Wildlife Fund).

 Izabella Teixeira, bióloga, foi ministra do meio-ambiente durante o Governo Dilma no período de 2010-2016). Ela é copresidente do painel de recursos naturais da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nilto Tatto, deputado federal pelo PT-SP, ambientalista, ex-secretário nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.

Naiara Torres é secretária nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, engenheira de pesca (UFRA), tecnóloga em saneamento ambiental (IFPA), mestre e doutora em Ecologia aquática e pesca. É pesquisadora da biodiversidade amazônica.

Marilene Corrêa da Silva Freitas, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amazonas, autora de várias obras, entre elas O paiz do Amazonas e Metamorfoses da Amazônia.

Vanessa Negrini, coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT e do NAPP Direitos Animais. Professora da disciplina Mobilização Pública e Direitos Animais na Unb, Vanessa também é coordenadora-executiva do Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades da Universidade de Brasília (NEDAI/Ceam/UnB).

O Gabinete de Transição tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo e tem como coordenador-geral o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Além disso, conta com outros quatro coordenadores com funções específicas, um Conselho Político e 31 Grupos Técnicos, geridos de forma colegiada.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast