Transição: Veja quem são as lideranças do PT no grupo temático Mulheres

Gabinete de Transição Governamental já divulgou todos os 31 grupos técnicos que ajudarão Lula a planejar o futuro governo, entre eles o de Mulheres

Anne Moura e Eleonora Menicucci

O Gabinete de Transição Governamental já divulgou todos os 31 grupos temáticos que vão conduzir o levantamento de dados para o futuro Governo Lula que toma posse a partir de 1º de janeiro de 2023.

O grupo técnico responsável pelo tema Mulheres, que será uma das prioridades do futuro governo, é formado por Anielle Franco, Aparecida Gonçalves, Anne Korolyne Moura, Eleonora Menicucci, Maria Helena Guarezi, Roberta Eugênio e Roseli Faria.

Anne Karolyne Moura é a secretaria nacional de Mulheres do PT. Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas. Anne sempre atuou em conferências para a construção de lideranças femininas e na luta por direitos indígenas, quilombolas e ambientais. Nas eleições deste ano foi candidata a vice-governadora do Amazonas na chapa do senador Eduardo Braga (MDB).

Eleonora Menicucci, socióloga, professora universitária e feminista. Graduada em Ciências Sociais, tem mestrado em Sociologia, doutorado em Ciência Política e pós-doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres. Militante política presa e torturada durante ditadura militar na mesma época de Dilma Rousseff. Foi ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres no Governo Dilma, entre 2012 a 2015.

Maria Helena Guarezi é professora e ex-diretora da Itaipu Binacional.

O Gabinete de Transição Governamental, que tem a missão de ajudar o presidente Lula a planejar seu próximo governo, é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Além disso, conta com outros quatro coordenadores com funções específicas, um Conselho Político e mais os 32 Grupos Técnicos, geridos de forma colegiada.