TSE condena deputados bolsonaristas e filhos do ex-presidente por fake news contra Lula
Multa estipulada é de R$ 30 mil para cada parlamentar, após julgamento de uma ação apresentada durante as eleições 2022 que denunciava fake news contra Lula
Publicado em
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a fake news divulgada durante a campanha eleitoral.
O plenário do TSE determinou a remoção do conteúdo mentiroso das redes e o pagamento de multa de R$ 30 mil por propaganda eleitoral contra a honra e a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022.
A ação que foi apresentada pela então Coligação Brasil da Esperança questionava a propaganda eleitoral irregular divulgada na internet, baseada em um vídeo gravado por Nikolas Ferreira e que foi compartilhado pelos demais parlamentares.
No vídeo criminoso, ele acusava o candidato do PT de incentivar o uso de drogas por crianças e adolescentes, a mesmo tempo que associava a expressão “faz o L” a drogas, aborto e prejuízos financeiros.
Da Redação