TSE não vê problemas em entrevistas ‘chapa branca’ que favoreceram Bolsonaro

Mesmo tribunal que barrou a candidatura de Lula sem trânsito em julgado também entende que a Band e a Jovem Pan não cometeram nenhuma irregularidade

José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral, por 6 votos a 1, entendeu que não há nenhuma irregularidade em emissoras de rádio e TV convidar apenas Jair Bolsonaro para conceder entrevistas e escantear Fernando Haddad.

“O relator, o ministro substituto Sérgio Banhos, disse que a análise da entrevista por si só poderia levar à conclusão de que houve tratamento privilegiado. Mas destacou que era preciso vê-la num contexto maior”, divulgou O Globo.

Partidos políticos haviam questionado a conduta como crime eleitoral, já que por serem concessões públicas, as emissoras deveriam se abster de dar tratamento privilegiado para um candidato em detrimento de outro.

Mas, segundo informações do jornal O Globo desta quinta (11), o mesmo TSE que barrou a candidatura de Lula sem trânsito em julgado também entende que a Band e a rádio Jovem Pan, que fizeram entrevistas com Bolsonaro nos dias que antecederam o primeiro turno, não cometeram nenhuma irregularidade.

A desculpa usada foi que Bolsonaro sofreu um atentado e sua vida esteve em risco. Logo, é natural que a imprensa tenha interesse em entrevistar o candidato a respeito do episódio. O interesse público legitimaria a decisão de dar espaço para o presidenciável do PSL.

“O relator, o ministro substituto Sérgio Banhos, disse que a análise da entrevista por si só poderia levar à conclusão de que houve tratamento privilegiado. Mas destacou que era preciso vê-la num contexto maior”, escreveu o jornal.

Do Jornal GGN

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast