Vamos ganhar essa guerra contra o zika vírus, garante Dilma

Na comunidade de Zeppelin, no Rio, a presidenta participou do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti e convocou a população a se engajar no espírito do zika zero

Rio de Janeiro-RJ,13/02/2016. Presidenta Dilma Rousseff visita a comunidade Zepelin no bairro de Santa Cruz, durante o dia nacional de mobilização contra o Aedes Aegypti - Zica Zero. 13/02/2016. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff garantiu que o País ganhará a guerra contra o zika vírus, mas que, para um combate vitorioso contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, da febre chinkungunya e do zika, é preciso o engajamento da população.

“Estamos fazendo essa mobilização para conscientizar de que cada um de nós precisa fazer a nossa parte. O governo esta fazendo a sua parte, mas a população também precisa estar engajada no espírito do zika zero. Nós temos de combater o mosquito, que é o vetor desse vírus. Temos de impedir que ele procrie e nasça”, afirmou Dilma durante ação na comunidade de Zeppelin, no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), na manhã deste sábado (13), pelo Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti.

Dilma explicou que o Brasil tem atuado em duas frentes “paralelas e simultâneas”. “Primeiro, nós estamos colocando toda a estrutura do Ministério da Saúde, de pesquisa, de investigação, todos os nossos cientistas, em busca de uma vacina contra a zika”, disse.

Dentre as ações, a presidenta destacou a parceria do Brasil com a Universidade do Texas. “Estamos fazendo uma ação conjunta com governo americano, no sentido de garantir que essa pesquisa resulte o mais rapidamente possível em uma vacina. Sabemos que não é fácil e que leva um certo tempo para desenvolver uma vacina, além do mais não há no mundo uma vacina contra essa doença”, completou.

A segunda ação, de acordo com Dilma, é o combate ao mosquito. “Enquanto a vacina não fica pronta, não podemos ficar parados. Então nossa segunda ação é o combate ao mosquito. Ele é o vetor dessa doença. Temos que evitar que ele nasça, temos que combater o nascedouro do mosquito. Não podemos deixar água parada”, afirmou.

Dilma lembrou que dois terços dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, “por isso nós precisamos da mobilização da população, na consciência de que o mosquito não é mais forte que a população conscientizada para eliminar esses focos”.

Para a presidenta, que fez questão de acompanhar de perto as ações na cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016, o governo está fazendo uma ação dirigida ao Rio de Janeiro, não apenas para as Olimpíadas, “mas é um compromisso nosso com o povo brasileiro”.

“Há uma consciência grande dos órgãos ligados ao esporte de que essa situação não compromete a competição. E acreditamos que até as Olimpíadas teremos um grande sucesso no sentido de exterminar do mosquito”, garantiu a presidenta.

Para isso, Dilma convocou todos os cariocas para uma “ação cidadã” no combate ao mosquito.

Zika Zero – A mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti está, neste sábado (13), com 220 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica às ruas de 353 municípios de todo o País. Os ministros

A pedido da presidenta Dilma, ministros, secretários-executivos e presidentes de estatais também participam da mobilização. Desta forma, o governo federal estará representado em cada capital brasileira e em cidades de grande porte.

A ação de conscientização visa orientar a população no combate ao mosquito. Os militares estão indo de casa em casa distribuindo material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do Aedes Aegypti. O panfleto também tem um número de telefone local que irá receber denúncias de locais onde haja proliferação do mosquito. A meta da mobilização nacional é visitar três milhões de residências.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias