Vendas no varejo crescem 4,8% em maio

Alta nos primeiros cinco meses do ano é de 5%, Supermercados puxam as vendas

As vendas no varejo cresceram 4,8% em maio, na comparação com maio do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas fechou os primeiros cinco meses do ano com crescimento de 5% e acumula 4,9% de alta nos últimos doze meses, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (16).

O IBGE ressaltou que o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 3,1% no volume de vendas em relação a maio do ano anterior, segue como o principal impacto na formação da taxa do varejo, respondendo por 31% do total. O IBGE atribui esse resultado ao aumento das vendas decorrente da comemoração do Dia das Mães.

As vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram crescimento de 12,4% em relação a maio de 2013 (variação de dois dígitos pelo segundo mês consecutivo), o que proporcionou o segundo maior impacto na formação da taxa do varejo, responsável por 26%.

Da Redação da Agência PT de Notícias