Vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, denuncia ataques lesbofóbicos e ameaças

Ofensas foram enviadas por e-mail na madrugada do último sábado, 4, quando também a vereadora Tereza Capra de São Miguel do Oeste, no mesmo Estado, teve seu mandato cassado por denunciar ato nazista na região

Reprodução

Vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, denuncia ataques lesbofóbicos e ameaças. Foto: Reprodução

Outro caso de violência política foi denunciado por uma parlamentar do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) em Santa Catarina. A vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, recebeu ameaças e ofensas lesbofóbicas por e-mail na madrugada do último sábado, dia 4 de fevereiro.

No e-mail, os ataques também foram direcionados às vereadoras Maria Tereza Capra (PT) de São Miguel do Oeste, Giovana Mondardo (PCdoB) de Criciúma, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Conforme a assessoria da vereadora Carla Ayres, o texto teria sido enviado, supostamente, pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. Além de Carla Ayres, as vereadoras Ana Lúcia Martins (PT) de Joinville e Marlina Oliveira (PT) de Brusque, também receberam um e-mail semelhante com as ameaças e ofensas racistas e misóginas.

A secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, repudia as ofensas contra as parlamentares e ressalta que a sociedade precisa se unir para coibir qualquer tipo de violência contra os direitos humanos.

Ouça a secretária Janaína Oliveira:

Ação judicial

A vereadora Carla Ayres registrou um Boletim de Ocorrência e acionará os órgãos do Estado e da União para que o responsável seja identificado e punido.

Confira, abaixo, os órgãos acionados:

  • Boletim de Ocorrência – Polícia Civil de SC
  • Procuradoria-Geral Eleitoral – vinculada ao MPF
  • Procuradoria Regional Eleitoral
  • Presidência da Câmara Municipal de Florianópolis
  • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – inclusive ouvidoria
  • Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ – vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania
  • Ministério das Mulheres
  • Procuradoria Especial da Mulher – Alesc

Cassação arbitrária

Segundo a vereadora Carla Ayres, o e-mail foi enviado no contexto da cassação do mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT).

Leia mais: “Neonazistas não passarão”; solidariedade à vereadora Maria Tereza Capra

Na mesma data em que Carla Ayres recebeu o e-mail com ataques, dia 4, a vereadora Tereza Capra teve seu mandato cassado arbitrariamente após ter denunciado ato nazista na região do Oeste catarinense.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, anunciou que o PT vai recorrer e é contra o processo ilegal e ilegítimo de cassação da vereadora.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast