Zeca Dirceu: construir soluções para o país e melhorar a vida do povo

O novo líder da bancada petista aposta que a transformação do país passa pelo crescimento da economia, geração de emprego, erradicação da fome e retomada de programas nas áreas de educação, saúde e moradia

Divulgação

Zeca Dirceu (PT-PR), lider da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

Com o desafio construir a governabilidade necessária para o governo do presidente Lula, e atuar na retomada das transformações que o País precisa, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) assume nesta quarta-feira (1º) a Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara. O novo líder da bancada petista acredita que essa transformação passa pelo crescimento da economia, geração de emprego, erradicação da fome e retomada de programas nas áreas de educação, saúde e moradia, que são essências para o povo brasileiro.

“Estou muito feliz, muito honrado pela escolha que foi feita pelo PT, pelos nossos parlamentares, validada pela Federação que participam o PV e o PC do B, pela construção coletiva que foi feita com os demais partidos e com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e a partir desse contexto nós vamos ter condição de construir soluções para o País que possa melhorar a vida do povo brasileiro de maneira muito mais rápida e eficiente”, afirmou Zeca Dirceu.

Unidade

O novo líder disse que a Bancada do PT e a Federação começam o ano legislativo unidas, fortes e entusiasmadas. “Voltamos a ocupar posições de protagonismo, de força, de poder, de muito destaque não só na Mesa Diretora, como também nas principais comissões que decidem temáticas importante para vida do País”, relatou.

Segundo Zeca Dirceu, isso significa muito para a bancada, para o governo, para os parlamentares do PT e da Federação. “O governo vai ter aqui a nossa ação de maneira mais ampla, contribuindo com a retomada do crescimento econômico, do salário mínimo, do poder de compra da população brasileira, com a erradicação da fome e controle da inflação. Ou seja, os espaços que nós temos hoje ao assumir no novo ano legislativo vão ajudar o Brasil ser feliz de novo, vão ajudar a melhorar o nosso País”, acredita o parlamentar.

Nova Legislatura

A expectativa do líder Zeca Dirceu com a nova Legislatura é muito positiva. Ele elencou a Reforma Tributária e a Medida Provisória do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) como temas importantes para serem decididos pelo plenário da Câmara. O deputado destacou também as políticas públicas que o governo federal começa a construir, e que dependem de decisões da Câmara dos Deputados, como programas na área de educação, saúde e na retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Apoio político

Em relação à governabilidade, o deputado afirmou que o governo federal conseguiu construir um ambiente positivo de força política no Congresso Nacional antes mesmo de assumir. Isso ocorreu, segundo Zeca Dirceu, quando se aprovou a PEC do Bolsa Família – que abriu espaço fiscal, financeiro, não só para o pagamento dos R$ 600 do Bolsa Família -, mas para uma série de outras políticas públicas.

Outro momento de força do governo, relatado por Zeca Dirceu, diz respeito à ação do governo para combater a tentativa de golpe protagonizada por bolsonaristas inconformados com a derrota nas urnas nas eleições presidenciais de 2022.

“O governo mostrou capacidade de reação e força política quando agiu rapidamente e de forma contundente aos ataques terroristas e criminosos que aconteceram contra os Três Poderes, contra a democracia dia 8 de janeiro”, lembrou o líder da Bancada do PT.

Sobre Zeca Dirceu

Filho de Clara Becker e do ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o deputado Zeca Dirceu nasceu em Cruzeiro do Oeste, Paraná. Graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Paranaense (Unipar) em 2002. Desde criança, sempre acompanhou o pai nas reuniões do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando passou a conviver com a política.

Foi Secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR) em 2001 e, entre 2003 e 2004, coordenou regionalmente as ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná (SETP). Elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos e foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado.

Como prefeito de Cruzeiro do Oeste já foi premiado diversas vezes, entre eles o Prêmio Amigo da Criança pela Fundação Abrinq em 2005 – 2006, Prêmio Nacional Terra Fértil da Emater em 2008, Prêmio Paraná Sorridente do Ministério da Saúde e Prefeito Empreendedor do Sebrae, ambos em 2009.

Em 2010 deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer a uma vaga de deputado federal, quando foi eleito com quase 110 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado do PT no Paraná. Nas eleições de 2022, Zeca Dirceu foi reeleito para o terceiro mandato com 123 mil votos.

É o único deputado federal a atingir nota máxima do ranking de transparência digital do Radar do Congresso, plataforma que foi desenvolvida pelo Congresso em Foco, para avaliar às práticas dos parlamentares e seus gabinetes.

Zeca Dirceu ocupou o cargo de vice-líder do PT na Câmara por três vezes. Atualmente o deputado exerce a Liderança do PT na Câmara no ano legislativo de 2023, sucedendo ao deputado Reginaldo Lopes (MG), que ocupou o mesmo cargo no biênio 2021/2022. O parlamentar é engajado nas lutas da educação, saúde e causas municipalistas.

Do PT na Câmara