1º de Maio: Justiça Eleitoral pede extinção de ação do PL contra o PT

Procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, defende encerramento da ação que acusa o PT de propaganda eleitoral antecipada para Lula durante ato das centrais

MGIORA

Justiça nega pedido do PL

O procurador-geral eleitoral Paulo Gonet defendeu o encerramento da ação promovida pelo Partido Liberal, legenda do presidente Jair Bolsonaro, que acusa o Partido dos Trabalhadores de ter realizado propaganda eleitoral antecipada, que favoreceria a pré-candidatura de Lula à presidência da República, durante as comemorações do 1º de Maio pelas centrais sindicais, em São Paulo.

A alegação do PL na ação era de que a cantora Daniela Mercury teria declarado voto em Lula durante a sua apresentação musical no ato do 1º de maio na capital paulista. O entendimento do procurador Paulo Gonet em seu parecer  é de que o partido de Bolsonaro “não descreve conduta do representado que o caracterize como realizador ou beneficiário da propaganda eleitoral extemporânea, limitando-se a indicar seu inequívoco conhecimento dos fatos diante da hospedagem do vídeo na plataforma Youtube”.

Gonet atendeu à argumentação da defesa do Partido dos Trabalhadores de que o partido não teve nenhuma ingerência na organização do ato comemorativo do Dia do Trabalhador na capital paulista, que é tradicionalmente realizado pelas centrais sindicais. “O evento é realizado anualmente em comemoração ao dia do trabalhador (1º de maio), sempre promovido pelas centrais sindicais”, conforme argumentou a defesa do PT.

Diante dos fatos, o procurador-geral eleitoral concluiu em sua decisão que “o parecer é pela extinção do feito sem resolução de mérito”.