21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Para o Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, a data é um dia de resistência ao preconceito e a perda de direitos

Reprodução/PT no Senado

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial celebrado nesta quinta-feira (21), foi criado pela ONU em memória ao “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 1960 na África do Sul, quando cerca de 20 mil pessoas protestavam contra a lei do passe, que obrigava negras e negros a andarem com identificações que demarcavam os lugares onde poderiam percorrer. Os manifestantes foram atacados por tropas militares do apartheid e 69 pessoas foram mortas e outras 189 ficaram feridas.

A data é um marco na luta da comunidade negra contra o racismo. No Brasil, a data coincide com a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), instituída em 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dedicada exclusivamente a promover políticas com esse objetivo. Infelizmente, a Seppir foi extinta durante o governo ilegítimo de Michel Temer (MDB).

Para o Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, “a celebração do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é mais atual do que nunca, principalmente hoje no Brasil em que estamos nos defrontando com um governo que é racista, discriminador, não respeita a pluralidade étnico-racial do país, então hoje é um dia de reflexão mas também de construir resistência ao racismo e a perda de direitos”.

Esse dia também marca os 40 anos de atuação organizada e reativa do movimento negro e suas conquistas, como a luta pela inclusão de pautas na Constituinte, em 1988; o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado pelo ex-presidente Lula, em 2010; a criação de cotas raciais, sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2012; entre outras.

Da Redação da Agência PT de Notícias