24h depois: ativistas presos em Porto Alegre são libertados

Grupo de 28 jovens do Levante Popular da Juventude, Mídia Ninja e MST havia sido preso quando protestava nesta quarta-feira (24) pela democracia

Ricardo Stuckert

Lula agradece a solidariedade do povo em Porto Alegre

Todos os jovens que foram presos, em Porto Alegre, foram libertados no fim da tarde desta quinta-feira (25). No início da noite de quarta-feira (24), após o julgamento do ex-presidente Lula, 28 jovens, entre eles militantes do Levante Popular da Juventude, MST e do Mídia Ninja, foram detidos no 3ª Departamento de Polícia de Porto Alegre.

Abordados ainda na rua, os militantes foram conduzidos para a casa de um dos militantes do Levante, que foi completamente revirada pela polícia sem que fosse apresentada qualquer tipo de justificativa para tal. Há  relatos de que a residência do ativista teria sido pichada com “Bolsonaro 2018”. Foram levados notebooks, câmeras e roupas e acessórios, como bonés do MST.

Em nota o Levante Popular da Juventude afirma que os ativistas estão bem, na medida do possível. “Eles não estão mais presos, mas foram indiciados e responderão a um processo criminal. Por isso, gostaríamos de agradecer a solidariedade, fundamental para soltura, mas reforçar a importância de seguirmos mobilizados em defesa da democracia, e contra Estado de Exceção instalado no nosso país.”

Em depoimento exclusivo para a Fórum, o jornalista da Mídia Ninja Rafael Vilela, que foi preso quando estava cobrindo os protestos, afirmou ter sido detido por volta das 18 horas. Ele foi liberado às 4h30 da manhã. Mas outros jovens permaneceram presos. “Todo o processo correu de um jeito intimidatório: levar de um lugar para outro, deixar esperando horas, sem comida, fazendo pressão, falando que a gente ia ser enquadrado na lei de terrorismo. Eles não agrediram fisicamente ninguém, mas o terror psicológico foi grande”, contou Vilela.

Assista ao vídeo do momento em que foram libertados:

Da Revista Fórum 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast