Segundo turno da etapa municipal do 7º Congresso acontece domingo (22)

Filiados e filiadas voltam às urnas para escolherem os presidentes municipais e zonais em ao menos 16 estados; em outubro será a vez das eleições estaduais

O Partido dos Trabalhadores reafirma o seu compromisso com a democracia e convoca os seus filiados e filiadas a participarem do segundo turno das eleições municipais do 7º Congresso do partido. Desta vez, ao menos 27 cidades de 16 estados voltam às urnas para definir seus presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, além das delegações para as etapas estaduais e Nacional.

A expectativa para a conclusão da fase municipal  é repetir o sucesso do pleito realizado no dia 8 de setembro, quando cerca de 350 mil petistas fizeram valer os seus direitos de voto e reforçaram o caráter democrático da maior legenda progressista da América Latina. Entre os municípios que recebem as eleições de domingo estão algumas importantes capitais como Cuiabá, Belo Horizonte e Manaus.

“O PT é um partido que realiza suas eleições na base, que tem critérios claros e justos e tem mostrado para a sociedade brasileira que, mesmo com toda a caçada aos petistas, essa perseguição ao Lula e outros companheiros, permanece vivo no coração de milhões de brasileiros”, reitera a secretária Nacional de Organização do partido, Gleide Andrade.

Aliás, a participação ativa da militância no processo de renovação do partido traz, prossegue Gleide, entusiasmo novo para o enfrentamento às pautas mais urgentes diante da atual conjuntura política do país.: “A militância do PT compreende que a sociedade brasileira precisa de nós neste momento, até mais do que precisou há um tempo atrás. Nós não podemos deixar que os municípios continuem sofrendo como estão diante dessa escalada neofascista no país. Precisamos, com o apoio de nossos filiados e filiadas, retomar um projeto de desenvolvimento para o Brasil”.

Encerrada a etapa municipal, o partido inicia imediatamente os preparativos à Etapa Estadual, marcada para acontecer nos dias 19 e 20 de outubro em todas as unidades federativas do país. No mês seguinte, entre os dias 22, 23 e 24 de novembro, São Paulo será o palco do grande evento da legenda com mais de 800 delegados (400 homens e 400 mulheres) estarão presentes.

O tema da sétima edição do Congresso, como não poderia deixar de ser, é Lula Livre.  “Nossa expectativa é de que a justiça será feita. Se a gente continuar nessa jornada de lutas, nessa busca pela verdade, com certeza Lula estará entre nós o quanto antes”, conclui Gleide.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast