MDS envia carta de esclarecimento à Veja

“Prezado Policarpo, sobre o texto: “Bolsa Família, o maior colégio eleitoral do Brasil”, publicado no portal da Veja, esclarecemos que não existem 40 milhões de eleitores entre os beneficiários do…

“Prezado Policarpo,

sobre o texto: “Bolsa Família, o maior colégio eleitoral do Brasil”, publicado no portal da Veja, esclarecemos que não existem 40 milhões de eleitores entre os beneficiários do programa de transferência condicionada de renda.

De acordo com números oficiais do Cadastro Único, disponíveis na internet, os benefícios do Bolsa Família foram pagos em maio a 13,9 milhões de famílias. Com uma média de 3,6 pessoas por família, teríamos cerca de 50 milhões de beneficiários no programa de transferência de renda. Entre eles, 19 milhões têm até 14 anos de idade – e sem direito a voto. Acima de 18 anos, são 23,7 milhões de pessoas.

O número divulgado pela Veja só seria verdadeiro caso crianças pudessem votar no Brasil. Trata-se de um equívoco afirmar que o Bolsa Família é o maior colégio eleitoral do país.

O texto ainda registra estranheza ao fato de o número de beneficiários do Bolsa Família ter crescido desde 2004 acima do ritmo de crescimento vegetativo da população. Cabe lembrar que a expansão do programa teve por objetivo alcançar todas as pessoas em situação de pobreza. Como consequência dessa expansão, caíram os percentuais de pobreza no país. No total, o Brasil tem 36 milhões de pessoas que deixaram a situação de extrema pobreza em decorrência do programa.

Desde 2011, o número total de beneficiários tem se mantido estável. A entrada de novos beneficiários alcançados pela Busca Ativa é compensada pela saída de famílias que superaram a pobreza.

Como o Ministério do Desenvolvimento Social não foi procurado no período de apuração do texto, reafirmamos que estamos à disposição.”

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome