Focus Brasil #144: Inimigos da verdade

Nova edição da Focus destaca o retrocesso imposto ao país pelo Congresso ao manter veto de Bolsonaro a artigo que criminaliza fake news. Decisão fragiliza combate às notícias falsas, aponta a Focus

Acesse a nova edição da Focus Brasil, de número 144

A nova edição da revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), destaca o imenso retrocesso imposto pela extrema direita ao país na semana passada. Com voto contrário do PT, o Congresso Nacional manteve os vetos de Jair Bolsonaro a trechos da lei que tipifica crimes contra o Estado Democrático de Direito, dentre eles, o que trata da proliferação de notícias falsas.

“A manutenção do veto mantém fora de questão artigo que tratava exclusivamente da criminalização da disseminação de notícias falsas no processo eleitoral”, informa a publicação.

“Embora insistam em dizer, na imprensa hegemônica, que o governo ou Lula tenham sido derrotados, perdeu o Brasil e a cidadania democrática”, reforça a Focus, na reportagem de capa.

Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice chama a atenção para o formidável avanço da esquerda latino-americana com a eleição de Claudia Sheinbaum à Presidência do México, no último final de semana. Para Cantalice, a vitória acachapante de Sheinbaum é um alento para o campo progressista, “principalmente pós-ressaca eleitoral na Argentina com a vitória do indefectível Javier Milei, no último pleito, e do “playboy” Daniel Noboa, no Equador”.

Ampliando a análise, Cantalice se debruça sobre os possíveis efeitos negativos para a região em caso de uma vitória de Donald Trump nos EUA, além de fazer observações sobre os pleitos de Inglaterra e Venezuela. “O avanço da extrema-direita e de qualquer solução à la Milei e sua disfuncionalidade é péssimo para o desenvolvimento e aprofundamento da democracia”, alerta o diretor.

O mais recente movimento ardiloso do presidente do Banco Central Roberto Campos Neto  para segurar a taxa de juros no país também ganhou destaque nas páginas da Focus. A revista informa que o Comitê de Política Monetária (Copom), “teria utilizado o Boletim Focus, que faz as projeções semanais da inflação, para manipular dados, provocar alvoroço no mercado e, com isso, segurar a taxa de juros no patamar elevado em que se encontra, de 10,50%”.

O escândalo, amplamente noticiado pelo site do PT, levou o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) a entrar com uma representação interna para “adoção das medidas necessárias a identificar eventuais desvios de finalidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na definição da taxa Selic”.

“A análise do tal Boletim Focus, que só ouve bancos e corretores, indica a atuação de um cartel criminoso que faz projeções pessimistas da inflação para pressionar os juros”, reagiu a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann. “O BC de Campos Neto vai terminar como um caso de polícia”.

Leia a edição completa da Focus clicando aqui.