Margarida Salomão festeja transformações sociais de sua gestão em Juiz de Fora (MG)

“Desenvolvemos políticas públicas que fizeram com que a cidade fosse um espaço compartilhado. O meu lema de campanha em 2020 foi ‘tudo é para todos’, e nós estamos assegurando isso”, afirmou a prefeita ao Café PT

Reprodução/TvPT

Margarida Salomão, rumo à reeleição como prefeita de Juiz de Fora: reconhecimento da população

Juiz de Fora (MG) passou a ter o programa Saúde da Família com cobertura de mais de 80% da população, postos de saúde funcionando das 7 até 19 horas, inclusive nas manhãs de sábado, creche para 100% das crianças e o programa “Domingão do Busão” com catraca liberada aos domingos. Essas e outras ações da gestão da prefeita Margarida Salomão (PT) estão mudando a vida da população desde 2020 e a credenciam como favorita nas próximas eleições.

“Temos uma situação muito favorável, com muito apoio da população que compreende que cumprimos a nossa palavra. Desenvolvemos políticas públicas que fizeram com que a cidade fosse um espaço compartilhado. O meu lema de campanha em 2020 foi ‘tudo é para todos’ e nós estamos assegurando isso no nosso governo”, afirmou a prefeita Margarida Salomão em entrevista ao programa Café PT da TvPT desta segunda-feira (26).

Primeira gestora do PT da cidade, ela disputa a reeleição pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), com apoio da coligação “Pra frente, Juiz de Fora” (PSOL e Rede) e os partidos PSB, PDT e PSD. Ao falar dos grandes avanços da primeira gestão petista, Margarida disse ter fé na reeleição com uma campanha com muita humildade.

“Avançamos demais e eu espero ter o reconhecimento da população”, diz ela, ao falar de seu bom posicionamento nas pesquisas. “A campanha começa e só ganha eleição quem calça as sandálias da humildade. Espero que tenhamos mais quatro anos de governo, para que nossa estrela brilhe em Juiz de Fora, para que a cidade consolide esse processo de transformação que está vivendo”, destacou a candidata em conversa descontraída com a jornalista Poliana Régia.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

Margarida declarou seu orgulho ao fazer um ‘checklist’ e verificar que cumpriu 95% do programa de governo elaborado na eleição anterior. “Com essa segurança e com esse compromisso elaboramos agora coletivamente nosso plano de governo com o PT e com uma coligação majoritária de oito partidos”, anunciou.

Programa Boniteza

Com toda experiência bem sucedida acumulada no parlamento federal, como reitora, secretária municipal de governo e administração e agora como prefeita, a candidata destacou a importância “extraordinária” de ter mais mulheres prefeitas e vereadoras.

“A cidade é um espaço que o olhar da mulher faz toda diferença. A cidade é menor para nós do que para os homens porque as mulheres têm medo de ir sozinhas a certos lugares. Trocamos todas as luminárias pelas de LED que não apenas têm um custo muito mais barato, como tornam as ruas frequentáveis e seguras, onde as mulheres possam passear estar com suas famílias”, ressaltou, ao falar de um programa que ela criou chamado Boniteza.

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

“É um dos principais programas que nós temos aqui, é a marca da nossa gestão”, afirmou, contando que ele coordena esforços para cuidados com o espaço público, desde a pavimentação até a jardinagem.

“A cidade está uma beleza, você precisa vir aqui para não só se divertir conosco como para poder dar seu testemunho ao ver como nossa cidade está bonita, iluminada e bem cuidada, como a gente gosta dela e arruma como a gente arruma nossa casa”, destacou.

Leia maisEleições 2024: Time do Lula entra na disputa para mudar as cidades do Brasil

Meio bilhão do Novo PAC

A prefeita fala com empolgação dos recursos do Novo PAC para Juiz de Fora, da ordem de R$ 533 milhões para obras de drenagem, um grande benefício que o governo do presidente Lula está levando para todos os municípios, inclusive os que são administrados por adversários políticos, conforme ela faz questão de destacar.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

“Aqui temos feito o que geralmente políticos não gostam de fazer, são obras de drenagem que não tem visibilidade nenhuma e causam um mal terrível quando não são feitas, as casas são inundadas, as ruas ficam impraticáveis. O que aconteceu em Porto Alegre foi por falta de investimentos em sustentabilidade”, exemplificou, ao apontar que os investimentos na rede básica de saúde aliviaram a demanda sobre a rede de alta e média complexidade.

Por ser cidade polo de uma macrorregião de saúde, Juiz de Fora tem uma demanda muito elevada. “Ao ter os recursos do Ministério da Saúde, avançamos demais”, destacou.

Creches garantem o futuro

Professora e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos, Margarida tem especial atenção com a educação e comemora os 100% de cobertura das creches, o que ela classifica como um princípio político muito forte dos programas petistas para a educação.

“Isso é um avanço considerável do ponto de vista educacional que naturalmente vai ser verificado nos próximos anos. Essas crianças têm garantidas as condições de desenvolvimento, o que proporciona alfabetização na idade certa. Todas as crianças na creche, isso muda a qualidade da vida”, ressalta, ao lembrar da sua luta como deputada federal por dois mandatos e do empenho no Plano Nacional da Educação.

Lazer garantido com o Domingão no busão

Margarida fala com entusiasmo do programa Domingão no busão. “É uma maravilha, é um sucesso absoluto. As pessoas adoram porque podem ir para a igreja, outros vão jogar futebol, famílias saem inteiras para passear, visitar parentes, acompanhar uma pessoa que está hospitalizada aproveitar os espaços públicos da cidade que são muito bacanas”, salientou, ao falar da importância dos espaços públicos gratuitos para a população mais pobre, como o parque municipal que foi criado por ela e chega a ter 700 crianças e jovens na piscina.

A prefeita também falou com orgulho da reabertura, em 2023, do Museu Mariano Procópio, que é um dos maiores do Brasil e estava fechado há mais de 12 anos. Desde que voltou a funcionar, já foi visitado por 136 mil pessoas que tiveram a oportunidade, gratuitamente, de conhecer uma das principais coleções que há no país sobre período imperial.

Outra obra parada há mais de uma década e concluída pela gestão atual foi a do ginásio Jornalista Antônio Marcos, de padrão internacional, iniciado no segundo governo do presidente Lula para os jogos panamericanos.

“Mais de 100 mil pessoas já passaram por ele. Juiz de Fora é a terra da alegria, as pessoas aqui têm direito não só de trabalhar e cuidar das suas famílias, mas também de se divertirem. O governo do Partido dos Trabalhadores sabe que as famílias e os próprios trabalhadores e trabalhadoras têm essa dimensão na sua vida, que precisa ser reconhecida e cultivada’, ressaltou.

Mais quatro anos de avanços

Sobre o plano de governo, Margarida disse que ele é fruto de mobilização coletiva, com muitos debates, e o resultado são diretrizes relacionadas ao plano de governo anterior. Ela destaca os investimentos de mais de meio bilhão de reais do Novo PAC para tornar a cidade mais resiliente e mais sustentável; projetos para mais escolas de tempo integral, novas UBSs para substituição de antigas; o programa de inclusividade que é permeado pelos compromissos com os direitos humanos, das mulheres, dos negros, da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência e também os direitos da espiritualidade.

“Temos aqui um comitê de ações interreligiosas para podermos exatamente reconhecer essa dimensão tão importante da vida. Tudo isso são bandeiras do PT. Precisamos que as pessoas desfraldem a nossa bandeira, levantem a nossa estrela e estejam convergindo também no nosso entendimento da agenda para os próximos quatro anos”, assinalou.

Reitora por dois mandatos, Margarida lembra da escassez de recursos pois seu primeiro mandato coincidiu com o segundo governo Fernando Henrique Cardoso. Ela fez questão de registrar os avanços com o programa de cotas que instituiu na UFJF oito anos antes do Brasil ter a lei de cotas.

Sobre a eleição para o parlamento municipal, Margarida tem expectativa de eleição de uma grande bancada. “Temos uma chapa boa demais. Eleição para Câmara é difícil, todo mundo tem um parente ou um amigo candidato mas temos expectativa de um resultado muito bom na Câmara Municipal. Precisamos que as pessoas desfraldem a nossa bandeira, levantem a nossa estrela e defendam a nossa agenda para os próximos quatro anos”, assinalou.

Duas pragas ao mesmo tempo

Sobre os dois anos que administrou a cidade tendo Bolsonaro na presidência, Margarida foi enfática. “O grande problema não foi só o Bolsonaro, foi o Bolsonaro com a pandemia. Cada uma dessas coisas já é uma situação assustadora, os dois juntos ninguém merece. Tivemos que lidar com duas pragas ao mesmo tempo”, apontou, ao destacar a importância do SUS que é o plano de saúde de toda a população brasileira e ao grande apoio que as cidades têm agora do governo federal com Lula na presidência.