Em São Vicente, Rosana Caruso prioriza prevenção de enchentes, urbanização de assentamentos e moradias

Com vasta atuação na área de Assistência Social, petista quer ser a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita da cidade paulista para cuidar das pessoas

Divulgação

Rossana Caruso tem percorrido as ruas da cidade para conversar sobre seu plano de governo

Há 16 anos, nenhuma mulher ocupa uma cadeira no Legislativo local de São Vicente. Já na chefia do Executivo, isso nunca aconteceu. Rosana Caruso é a primeira mulher de esquerda a concorrer ao cargo de prefeita de São Vicente, o que representa um avanço significativo na representação feminina local e novas perspectivas para os desafios enfrentados pela cidade. Ela quer ser prefeita para continuar cuidando das pessoas de São Vicente, pois o cuidado sempre esteve presente na vida da candidata, enquanto assistente social.

Como assistente social, Rosana atuou principalmente nas áreas de infância e juventude, geração de emprego e renda, e fortalecimento de vínculos familiares. Ela ocupou cargos importantes na área da Assistência Social e atuou como secretária adjunta de Assistência Social no governo de Pedro Gouvêa (2017-2020). Nessa função, Rosana Caruso desempenhou um papel crucial na reformulação e estruturação das políticas de assistência social do município, beneficiando mais de 12 mil famílias com o Bolsa Família e outros programas sociais.

Rosana acredita que São Vicente necessita de obras estruturantes para eliminar as enchentes que afetam todos os bairros, urbanizar assentamentos precários e implementar uma política habitacional que garanta moradias dignas para os vicentinos. “Para alcançarmos esses objetivos, São Vicente precisará de uma estreita parceria com o Governo Federal. E eu tenho um canal aberto com o presidente Lula para articularmos recursos e implementarmos melhorias na saúde, educação, infraestrutura e demais áreas que precisam avançar em nosso município,” afirma.

Compromisso com direitos dos trabalhadores

Na semana passada, Rosana Caruso e seu vice, Pai Kadu (PT), assinaram uma Carta Compromisso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), firmando seu comprometimento com os direitos da classe trabalhadora. A Carta, produzida pela CUT, contém oito pontos que abrangem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e dos servidores públicos, incluindo desde a geração de emprego e renda até o enfrentamento a assédios.

Leia mais: Em Florianópolis, Gleisi reitera apoio de Lula à candidatura de Lela a prefeito

Rosana Caruso sempre manteve uma postura ética, com diálogo franco e aberto tanto com servidores públicos municipais quanto com organizações sociais. Para ela, um serviço público de qualidade começa com funcionários respeitados e motivados, o que inclui recuperação salarial e oportunidades de qualificação profissional.

“Assino essa carta porque concordo com todos os itens, pois tenho uma militância como servidora pública, desde a época em que era inspetora de alunos e participei da fundação do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse). Sempre acreditei e defendi que nós, trabalhadores, precisamos estar unidos e representados por forças que nos defendem, e o sindicato é uma delas. Assim como devemos ter representantes nas câmaras municipais e na prefeitura”, declarou Rosana.

Agenda da candidata

Nesta semana, Rosana Caruso tem intensificado suas atividades de campanha nas ruas. Na terça-feira (10), ela começou o dia cedo com uma entrevista para a rádio Mix às 7h, seguida de uma entrevista para a rádio CBN às 9h e, em seguida, gravou material para o programa eleitoral.

Nesta quarta-feira (11), a candidata participou de uma caminhada na Vila São Jorge às 10h, seguida por outra caminhada na Feira do Jockey Clube às 11h. Em seguida, Rosana Caruso realiza gravações para o programa eleitoral, entrevistas, reuniões com apoiadores e à noite, participa de um podcast.

Na quinta-feira (12), Rosana Caruso começará o dia às 10h com uma visita à Feira do Catiapoã. Em seguida, às 11h, realizará uma caminhada na Feira do Parque São Vicente. À noite, participará da gravação do podcast “Conversa com Chiclete”.

Na sexta-feira (13), Rosana Caruso visitará as feiras do Parque Bitaru e da Vila Valença. Ao meio-dia, ela estará na Conferência Regional de Economia Solidária. À noite, a candidata participará de uma atividade do Coletivo de Mulheres, onde discutirá o papel das mulheres na política. “Há 16 anos nenhuma mulher ocupa um cargo no legislativo local de São Vicente, e no executivo nunca houve uma mulher. O objetivo do encontro é construir uma pauta junto com as mulheres para promover maior participação feminina na política,” destaca a candidata.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.